Qual o impacto da construção civil no meio ambiente? Como pode ser calculado esse impacto? Posso neutralizar o carbono da minha construção? Saiba a resposta para essa e outras perguntas neste artigo.
O setor do progresso
A construção civil sempre foi o setor que simboliza o progresso das civilizações no mundo. Enquanto são construídas casas, prédios, pontes, etc., os países crescem. No entanto, em conjunto com o crescimento da população humana, o impacto no meio ambiente causado pela construção civil foi amplificado em diversas maneiras. Assim, passaram a ser importantes algumas técnicas de construção menos impactantes, certificações de construção sustentável, neutralização de carbono da construção civil, entre outros.
Impactos ambientais da construção civil
Todos nós vivemos, trabalhamos, comemos e nos divertimos em espaços que foram construídos por processos que impactaram o meio ambiente. Através da análise dos processos de uma construção, podemos perceber que em toda a cadeia de produção existem muitos impactos. Desde os impactos relacionados à extração do calcário (e outros minérios componentes do cimento, aço, ferro, argamassas, etc.), até a geração e destinação dos resíduos da construção civil (RCC), existem muitos processos que promovem grandes impactos sobre o meio ambiente.
Apesar de muitos impactos serem inerentes à (falta de) capacidade tecnológica que atualmente é disponível no mercado, grande parte dos impactos não são relacionados ao processo em si, mas por conta de processos de gestão. Ou seja: Grande parte dos impactos ao meio ambiente poderiam ser evitados na utilização de técnicas corretas e trabalho de profissionais habilitados. De modo geral, podemos citar a falta de planejamento nas ações, causando invasão em áreas protegidas durante a execução de obras, má destinação de resíduos para usinas de reciclagem, atraso na execução de programas ambientais, entre outros.
Como medir os impactos da construção civil?
Parece óbvio dizer isso, mas para medir resultados, é preciso ter métricas. A gestão de obras deve seguir processos de medição de resultados, inclusive em relação ao meio ambiente. Métricas comumente utilizadas dizem respeito à quantidade de resíduos gerados, percentagem de destinação para aterro ou reciclagem, bem como dados de consumo, como energia elétrica, combustível, água, entre outros. Uma das métricas que melhor retrata a utilização de recursos naturais e o impacto no meio ambiente é a pegada de carbono.
Todos os dados coletados devem servir para a tomada de decisões em relação ao impacto gerado. Por exemplo, com o controle da porcentagem de resíduos encaminhados ao aterro sanitário, poderão ser tomadas decisões acerca da disposição de resíduos, fluxo de trabalho, entre outros, que possibilitem o desvio do aterro e encaminhamento à reciclagem. Com o cálculo da pegada de carbono (emissão de GEE), poderão ser tomadas decisões da diminuição de utilização de combustíveis, soluções logísticas para os processos, mudanças de insumos e, quando a obra estiver finalizada, poderá ser realizada a neutralização de carbono.
Veja nesse artigo como funciona a neutralização de carbono!
A Neutralização de Carbono como uma solução para o impacto da construção civil
A neutralização de carbono se baseia na compensação das emissões realizadas, isto é, a realização de alguma ação que capture a mesma quantidade de carbono que foi emitida pela obra a ser neutralizada. Essa neutralização pode se dar de diversas maneiras: o plantio de árvores, a elaboração de projetos de fixação de carbono nos sistemas industriais, entre outros. O plantio de árvores nativas é uma das melhores e mais acessíveis formas de neutralizar carbono, pois também gera benefícios para o solo, água, biodiversidade e melhora o ambiente das cidades como um todo. Essa é a técnica que o Carbon Free Brasil utiliza.
A neutralização de carbono é uma solução que vem encontrando diversos adeptos no ramo da construção civil, pois – além do impacto positivo no meio ambiente – atrai compradores mais exigentes, aumenta o ticket de venda dos imóveis construídos e promove valorização da marca associada à construção. Com o advento do consumo consciente, sai na frente quem toma ações que vão além da obrigação legal e fazem bem ao meio ambiente.
Não existe desculpa para não atuar pelo meio ambiente hoje em dia!
As futuras gerações dependem disso e a sua empresa ganha muito, fazendo parte do movimento de empresas preocupadas com a sustentabilidade. Não fique para trás!
Faça parte do movimento que está transformando o modo pelo qual as pessoas compram. Invista pensando verde.