Como funciona a neutralização de carbono?

A Neutralização de carbono é um assunto que vem crescendo nos últimos anos e é uma ótima maneira das empresas mitigarem seus impactos no meio ambiente, assumindo sua parcela do compromisso com as mudanças climáticas.

Existem diversas maneiras de neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa. Nesse artigo você entenderá mais sobre o processo de medição e neutralização de carbono. 

Entendendo as emissões

Para neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) que sua empresa emite, é necessário primeiramente entender quantos e quais tipos de gases sua empresa emite. 

A ciência vêm contribuindo muito para o entendimento das mudanças climáticas. Há muitos anos são publicados estudos científicos que avaliam o Ciclo de Vida de Produtos, matérias-primas e modos de produção, de modo que hoje é possível saber, com ferramentas muito precisas, a quantidade de Gases de Efeito Estufa emitidos em cada atividade de uma empresa, ou mesmo de nossas vidas pessoais, como o deslocamento, energia elétrica, produção de resíduos, entre outros. 

Quando falamos do carbono, estamos mencionando um dos elementos que existem na natureza e que promovem o chamado efeito estufa. É importante entender, porém, que existem diversos outros Gases de Efeitos Estufa que emitimos nas atividades cotidianas que contribuem com o efeito estufa, como o gás metano (CH4), PFCs (perfluorcarbonetos), óxido nitroso (N2O) e o próprio gás carbônico (CO2). Assim, para que possamos medir a influência da atividade/empresa nas mudanças climáticas, convertemos todos esses gases, baseado no seu potencial de geração de efeito estufa em comparação ao gás carbônico (CO2), calculando finalmente em CO2 equivalente

Por isso chamamos o processo de neutralização de carbono, mesmo que existam outros elementos causadores de efeito estufa.

 

Cadastre-se para receber conteúdos e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade!

Quem emite carbono na atmosfera? Eu sou responsável pela emissão de carbono?

Quase tudo que fazemos emite carbono na atmosfera. Costumeiramente apenas relacionamos as emissões de GEE às chaminés de grandes indústrias, mas até a energia elétrica que é consumida pela sua empresa, por exemplo, foi produzida e levada até você por processos que emitem muitos desses gases. Um dos maiores produtores de Gases de Efeito Estufa é a queima de combustíveis (principalmente os combustíveis fósseis, como a gasolina). Assim, se em sua empresa ou em sua casa, você utiliza carros, usa energia elétrica e/ou gera resíduos e utiliza algum tipo de recurso natural, você emite carbono na atmosfera. Ou seja: Todo mundo é responsável pela emissão de carbono na atmosfera.

Você sabia que seu site emite carbono? Saiba como diminuir esse impacto

The Climate Pledge: O que é e porque você deve ficar atento!

Posso parar de emitir carbono?

Toda atividade que realizamos, produto que produzimos ou artigo que consumimos emite Gases de Efeito Estufa (GEE) em algum momento de seu ciclo. 

Realisticamente falando, é impossível de parar de emitir carbono na atmosfera. 

No entanto, existem muitos modos de reduzir as suas emissões de carbono (ou da sua empresa), como a utilização de energia advinda de geração própria, destinação de resíduos à reciclagem, utilização de biocombustíveis, utilização de matérias-primas selecionadas, entre outras ações. Se você possui uma empresa, para realizar ações assertivas para reduzir sua parcela de responsabilidade por sobre as mudanças climáticas, poderá ser elaborado um projeto de redução da emissão de GEE, segundo métricas definidas. 

IMG_1090_

Como posso neutralizar o carbono emitido?

Como não é possível eliminar a geração de GEE, muitas empresas realizam a neutralização de carbono, que funciona como uma compensação: O carbono que é emitido nas atividades da empresa é neutralizado através de ações que produzem um saldo negativo de carbono. Algumas dessas ações podem ser acessadas através da compra de créditos de carbono de indústrias que alteraram seu método de produção para emissão de menor quantidade de carbono, ou áreas de floresta que são mantidas em pé, etc.

Outra metodologia possível é o plantio de árvores. Com essa prática, além de neutralizar o carbono emitido, são gerados muitos efeitos positivos por sobre o meio ambiente, a água, o ar e a biodiversidade. Os efeitos das ações são sentidos localmente, mas têm impacto global. Portanto, é uma ótima maneira de se neutralizar o carbono e promover diversos outros benefícios ao meio ambiente e ao seu entorno!

Como posso neutralizar o carbono da minha empresa?

Em qualquer processo de neutralização de carbono, deverá ocorrer um cálculo técnico, para determinar a quantidade de GEE emitido e quantas árvores deverão ser plantadas, de modo que a neutralização seja efetivamente realizada, e a sua empresa não cometa (mesmo que por engano) o greenwashing

O Carbon Free Brasil realiza o cálculo do carbono emitido e neutraliza as emissões de empresas com o plantio de árvores nativas. O Carbon Free Brasil é um selo que atesta para os consumidores quais são as empresas que se preocupam com o meio ambiente e assumem a responsabilidade por sobre a sua contribuição na mudança climática. 

Procure saber mais. Sugira a neutralização de carbono na empresa que você trabalha! 

Empresas sustentáveis faturam mais e são mais duráveis e os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis! Ou seja: Quem não trabalha a sustentabilidade está ficando para trás. 

Saiba mais sobre o Selo Carbon Free clicando aqui.

Queremos ajudar as empresas a serem melhores para o planeta. Trabalhamos por um mundo melhor para todos! Se você quer fazer parte desse movimento, entre em contato!

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

1 comentário em “Como funciona a neutralização de carbono?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *