Você sabia que seu site emite carbono? Saiba como diminuir esse impacto

Não consideramos que nossas atividades online tem um impacto ambiental significativo, mas cada clique, cada visualização em um site contribuem para a emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Desde os servidores que hospedam os sites até a energia consumida pelos dispositivos que os acessam, há uma pegada de carbono associada à nossa presença digital. 

Você já pensou nisso? Nesse artigo, vamos mostrar como é possível reduzir os impactos do uso de internet e o que faz o seu site emitir mais carbono. Ao nos conscientizarmos desse fato, é possível agirmos de maneira proativa na redução do impacto ambiental de nossas atividades online.

Qual é o tamanho do impacto da Internet no Efeito Estufa?

Segundo o think tank francês The Shift Project, estima-se que 4% das emissões globais de GEE sejam provenientes do uso da internet e, dessa quantidade, aproximadamente 40% vem apenas da energia usada para carregar os sites. Essa quantidade já supera a de emissões causadas pelos setores de aviação, que foram responsáveis por 2% das emissões globais no ano de 2019.

Ou seja, esse é um problema real que eu e você fazemos parte!

Em 2014, foi lançado o projeto CO2GLE, que estima quantos Kg de CO2 o Google, ferramenta de pesquisa mais usada no mundo, emitiu desde que você acessou a página do projeto. O cálculo é baseado no quanto de GEE é emitido para transferir 1GB de informação, por meio, principalmente, da energia elétrica utilizada para fazer essa transferência de informações.

Considerando o peso do site do buscador de 2MB e a quantidade de 47 mil pesquisas por segundo, o projeto estima que o site emita mais de 500kg de CO2 por segundo. Isso não para por aí! Atualmente, o número de pesquisas por segundo no Google dobrou, segundo o Internet Live Stats, então é possível que, em 2020, a ferramenta de pesquisa tenha alcançado a marca de 1 tonelada de GEE a cada segundo.

Saiba mais sobre como funciona o Selo Carbon Free

Cadastre-se para receber conteúdos e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade!

 

Como minha empresa pode reduzir o impacto de seu site?

O ideal é buscar alternativas que o tornem mais leve e rápido de carregar, mas sem que ele perca conteúdo nem estética: optar por textos no lugar de algumas imagens ou buscar ferramentas que reduzam o tamanho de imagens sem tirar a qualidade delas são bons exemplos. Indo mais a fundo, é possível também mudar o código de programação do site para torná-lo mais leve. 

Tornar o seu site Carbon Free pode ser uma solução viável quando se busca compensar esse impacto sem que seja necessário mudar toda a construção do seu site. 

Na Carbon Free Brasil, realizamos a compensação das emissões de gases de efeito estufa através dos créditos de carbono, além dele, através do nosso programa de cashback ambiental, a cada tonelada compensada uma parte do valor é convertido para o plantio de árvores nativas. Assim, neutralizamos as emissões do seu site e a sua empresa recebe o Selo Carbon Free®. 

Ótimo para a reputação da sua empresa e ótimo para o meio ambiente!

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Foto de Equipe Carbon Free

Equipe Carbon Free

Construímos um futuro sustentável ajudando empresas a medir, reduzir e compensar emissões de carbono com o Selo Carbon Free®, promovendo ações de impacto climático, compromisso socioambiental e conexões sustentáveis que engajam negócios e comunidades.

Você também vai gostar