Qual a diferença entre Carbono Neutro e Net Zero?

Autora: Giovanna Gouveia

A temática de mudanças climáticas e aquecimento global estão cada vez mais pautada no mercado e na sociedade. Na busca por soluções de mitigação dos efeitos negativos de tais mudanças, termos como net zero e carbono neutro surgem para conceituar a discussão.  Embora ambos tenham o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), possuem abordagens diferentes para alcançar esse objetivo. Este texto explora as diferenças entre Net Zero e Carbono Neutro e seu impacto na luta contra as mudanças climáticas.

O termo Carbono Neutro é utilizado quando  uma empresa ou indivíduo atinge a neutralidade entre as emissões de GEE, em especial o dióxido de carbono (CO₂), e as práticas de compensação adotadas para reduzir ou neutralizar suas emissões. 

Para uma organização se tornar Carbono Neutro é necessário retirar da atmosfera a mesma quantidade de emissões de GEE lançadas, isso pode ser feito através da redução de emissões (alternativas mais sustentáveis ao longo da cadeia de produção, ex: energias renováveis) e/ou a compensação através da compra de créditos de carbono.

O termo Net Zero apresenta semelhanças ao conceito de Carbono Neutro, porém em uma escala ainda mais acentuada, buscando contabilizar e compensar as emissões indiretas da cadeia de produção de carbono de uma empresa ou organização (ex: operações comerciais por fontes que não são de propriedade ou controladas diretamente pela empresa, como cadeia de suprimentos, transporte, uso ou descarte de produtos). 

O Carbon Free Brasil é uma empresa especializada nessa temática, facilitando empresas de todos os portes na gestão e neutralização de carbono, tanto na jornada Carbono Neutro quanto Net Zero! 

Saiba mais sobre o Selo Carbon Free clicando aqui.

O Selo Carbon Free® atesta para os consumidores quais são as empresas que se preocupam com o meio ambiente e as mudanças climáticas. Faça parte da mudança, venha ser Carbon Free! 

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *