Um novo tipo de empresa vem surgindo e dominando o mercado: As empresas sustentáveis. O que leva uma empresa a tomar ações de sustentabilidade? Quais são as empresas sustentáveis? Saiba mais nesse artigo.
Não é recente a preocupação com o meio ambiente
Devido a acidentes que provocaram desastres ambientais e por conta da evolução da consciência da sociedade, há muitos anos as empresas vêm tomando ações acerca do seu impacto no meio ambiente.
Ao longo dos anos, porém, a sociedade vem percebendo que não foi feito o suficiente. As pessoas vêm cobrando dos governos e de empresas muito mais ações relacionadas ao meio ambiente. Isso provoca uma disparidade de visões entre quem ainda pensa antigo e quem está tendo novas ideias.
Podemos classificar hoje a Gestão Ambiental das empresas em três grandes grupos:
1- As empresas que veem a Gestão Ambiental como gasto de dinheiro
Essas são as empresas que ainda estão no paradigma antigo. Essas são aquelas empresas que fazem apenas o que a legislação obriga, fazendo o mínimo necessário para que continuem operando, mas que não se preocupam com sustentabilidade.
2- As empresas que utilizam a Gestão Ambiental para aumentar sua eficiência
Essas são as empresas que estão no meio-termo. São aquelas que ainda são muito guiadas pela legislação ambiental, mas já percebem que consumir menos energia, menos água, gerar menos resíduos, entre outras ações, não é somente bom para o meio ambiente, mas também para o seu bolso. São as empresas que perceberam que investimento em eficiência é bom para o meio ambiente e também traz retorno financeiro.
3- As empresas que veem no meio ambiente uma oportunidade
Essas são as empresas que de fato se preocupam com o meio ambiente e proativamente desenvolvem ações rumo à sustentabilidade. Para essas empresas, cumprir a legislação ambiental é o mínimo. Elas percebem que o consumo consciente já chegou e querem liderar o mercado nessa mudança. São as empresas que de fato buscam ser sustentáveis e mostram isso aos seus clientes.
Mas o que leva a uma empresa a ser sustentável? Diversos autores estudaram essa pergunta e a resposta envolve vários fatores. Muitas empresas tornam-se sustentáveis pela ambição do(a) próprio(a) fundador(a), outras porque percebem uma oportunidade no mercado, e outras por conta da pressão dos seus clientes. No final da história, os fatores podem ser muitos, mas o importante é fazer bem ao meio ambiente.
Veja nesse artigo como funciona a neutralização de carbono!
Veja nesse artigo como tornar sua empresa sustentável!
Quem são, afinal, empresas sustentáveis?
As empresas sustentáveis são, portanto, as empresas que, enquanto procuram lucro e a satisfação de seus clientes e proprietários, também medem, avaliam e melhoram seu desempenho ambiental. Ou seja: Empresas que sistematicamente aplicam ações de sustentabilidade, visando diminuir seu impacto no meio ambiente.
Portanto: Não adianta tomar uma ação aqui e outra acolá. Se sua empresa quer se tornar sustentável, é necessário medir resultados e tomar ações assertivas.
Se sua empresa não tomar decisões sistemáticas e bem elaboradas, você pode estar cometendo (mesmo que sem querer) a prática de greenwashing, que é quando uma empresa institui uma propaganda de sustentabilidade, mas suas ações não produzem impacto positivo no meio ambiente. É importante se ter metodologias claras para medir o seu impacto no meio ambiente. Uma das métricas mais utilizadas internacionalmente é a pegada de carbono, por exemplo.
O consumo consciente já é realidade. As empresas têm que mudar e se adaptar, ou deixarão de existir. A sustentabilidade dentro das empresas é cada vez mais discutida, pois gera lucro, promove o bem-estar dos colaboradores e faz a marca da empresa valer mais.
O consumidor percebe quem pensa antigo. E o consumidor jovem, que está dominando o mercado, não põe seu dinheiro nessas empresas.
Se a sua empresa ainda pensa antigo, está na hora de mudar!