Como funciona a neutralização do carbono de um evento?

Eventos são importantes momentos de crescimento pessoal e profissional para diversas pessoas. Assim como as atividades rotineiras de uma empresa, é possível quantificar e neutralizar os Gases de Efeito Estufa emitidos durante a realização de um evento, seja ele um evento corporativo, comercial, uma palestra, oficina, visita técnica, etc. 

Nesse artigo você irá entender como funciona o cálculo do carbono emitido por eventos e como essa prática ajuda seu evento a ser mais sustentável.

Eventos emitem carbono?!

Pode não ser muito intuitivo num primeiro momento, mas sim: eventos emitem carbono como qualquer outra atividade humana. As emissões acontecem uma vez que os eventos consomem energia elétrica, promovem a movimentação (deslocamento) de um grande número de pessoas até ele, e consequentemente, essa aglomeração também é uma fonte geradora de resíduos que precisam ser descartados adequadamente. 

Resíduos, energia elétrica, transporte, entre outras, são atividades que emitem carbono na atmosfera. Identificar as fontes de emissão de cada evento – de acordo com a logística, estrutura e cronograma específicos do evento – é o primeiro passo para que seja possível quantificar essas emissões.

Mas como é possível calcular as emissões de um grupo tão grande e diversificado de pessoas?

Coletar dados é fundamental

Depois de entender o que emite carbono em cada evento, é preciso coletar dados sobre essas fontes de emissão. Ou seja, é hora de quantificar as emissões de carbono, através de dados como: Quilômetros percorridos na logística para o evento, a quantidade de energia consumida, de resíduos gerados, quantidade de combustível consumido, de esgoto gerado, etc.

Por exemplo, um dos modos de fazer isso é pedir que os participantes preencham, em sua inscrição, o meio de transporte que utilizaram para chegar ao evento, bem como o bairro, cidade e/ou estado de onde vieram. Com todos esses dados apurados, é possível chegar a uma estimativa de quantos kg de carbono cada pessoa emitiu durante o seu traslado ao evento. Nesta etapa, já contabilizamos o que normalmente abrange grande parte das emissões.

Além disso, é necessário quantificar os gastos com energia do próprio evento. Esses dados podem ser relacionados às emissões geradas com o kWh consumido das salas e auditórios, por exemplo, bem como a energia gasta para fabricar os produtos oferecidos como brindes e as emissões dos resíduos gerados no evento. 

Com esses dados coletados, deve ser realizado o cálculo do carbono emitido por cada uma das fontes de emissão, através de metodologias e ferramentas de Inventário de Gases de Efeito Estufa. 

Saiba como funciona o Selo Carbon Free

Cadastre-se para receber conteúdos e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade!

 

Neutralização do carbono emitido


A neutralização de carbono é o processo de fixar novamente a mesma quantidade de Gases de Efeito Estufa que foram emitidos na atmosfera. No Carbon Free Brasil, fixamos o carbono através do plantio de árvores nativas, que absorverão novamente o carbono que foi emitido. 

Ao chegar em um valor final de pegada de carbono do evento, define-se um conjunto de espécies de árvores, nativas do ecossistema em que serão plantadas, que irá sequestrar o carbono. Dessa forma, relacionando a pegada com a taxa de sequestro de carbono da vegetação, chega-se a quantas mudas devem ser plantadas para neutralizar a pegada de carbono do evento dentro do período estipulado.

Saiba mais sobre a neutralização de carbono

Por que realizar um evento Carbon Free?
 

Neutralizar o carbono emitido pelo seu evento demonstra à comunidade que a sua organização se compromete com o impacto que tem sobre o meio ambiente. Eventos podem gerar impactos ambientais relevantes e realizar a compensação de carbono é um dos modos de demonstrar ao público que a empresa se preocupa com o futuro do planeta. 

Além disso, eventos são momentos de mudança. Pode ser a mudança na história da própria organização, na vida dos participantes, ou no novo caminho que a empresa está passando. Portanto, nesse momento, é extremamente importante ser uma mudança positiva, para ajudar a construir o mundo que todos buscamos viver. 

Realizar eventos mais sustentável é necessário. Neutralizar o carbono do seu evento pode ser uma mensagem muito valiosa para demonstrar à comunidade o que a sua organização acredita. O Carbon Free Brasil trabalha por empresas melhores através da neutralização de carbono. Se sua organização quer fazer diferente e contar com a nossa ajuda, é só entrar em contato! 

Ser mais sustentável é uma escolha que faz muita diferença. Neutralize o carbono de seu evento.

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

Blog em destaque

O que é a COP e seu papel na ação climática Global

A COP (Conferência das Partes) é o principal evento global sobre mudanças climáticas, reunindo líderes de governos, empresas e sociedade civil para definir ações para combater o aquecimento global. A COP29, realizada em 2024 em Baku, Azerbaijão, focou na transição energética, financiamento climático e adaptação aos impactos climáticos. A conferência também revisou o progresso do Acordo de Paris e discutiu o aumento de aportes financeiros para países em desenvolvimento. O Brasil será o anfitrião da COP30 em Belém, com foco na Amazônia e sua contribuição vital para o equilíbrio climático global. Para empresas, as COPs representam oportunidades de se alinhar com as metas climáticas globais e fortalecer suas estratégias de sustentabilidade.

Leia mais ➝
Blog em destaque

Mercado de Carbono no Brasil: como funciona e por que importa

O mercado de carbono no Brasil tem ganhado cada vez mais destaque, tanto entre empresas como no cenário político e ambiental. Mas, afinal, o que é o mercado de carbono? Como ele funciona? E qual o impacto da regulamentação no Brasil? Se essas perguntas já passaram pela sua cabeça, você está no lugar certo. Aqui, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre créditos de carbono, regulamentação e as oportunidades para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e sustentável.

Leia mais ➝

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *