A importância do ESG na eletromobilidade

Nos dias 13 e 14 de abril, Balneário Camboriú recebe o principal Congresso de Eletromobilidade do país, o C-MOVE Sul. O evento reúne especialistas, pesquisadores, empresários e entusiastas para discutir os avanços tecnológicos, soluções e tendências da eletromobilidade. Ademais, o encontro também busca promover o debate sobre a importância da mobilidade elétrica para a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), aumento da eficiência energética e desenvolvimento de uma economia mais sustentável. Nesse sentido, no primeiro dia do evento o Carbon Free participou de um painel sobre a importância do ESG na eletromobilidade, em conjunto com a Swap-e e a Weee.do.

A eletromobilidade como aliada na luta contra as mudanças climáticas

É fato que os veículos elétricos ganharam força nos últimos anos. De acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de automóveis elétricos e híbridos cresceram 59,1% em relação ao primeiro trimestre de 2022, no estado de Santa Catarina. 

A razão do tema veículo elétrico ter ganhado tanto espaço no mercado é clara: emissões descontroladas de dióxido de carbono (CO2) estão afetando o clima do planeta. Já é possível sentir as consequências das mudanças climáticas: chuvas e inundações, períodos de seca, queimadas, aumento da temperatura e eventos climáticos extremos colocam em risco a vida no planeta como conhecemos. Esforços para reduzir as emissões de CO2 em todos os setores são necessários e urgentes para tentarmos controlar essas alterações.

A eletrificação das frotas nesse cenário caótico entra como uma importante aliada no combate às mudanças climáticas. Quando comparamos um veículo elétrico com um veículo movido por combustíveis fósseis, podemos observar inúmeras vantagens que extrapolam a redução de emissões de GEE. 

Os carros elétricos utilizam baterias recarregáveis que armazenam energia elétrica, que é então utilizada para alimentar os motores elétricos dos veículos. Os veículos elétricos não emitem gases poluentes como o dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado, que são prejudiciais, tanto para a saúde humana, quanto para o meio ambiente. As vantagens de sua utilização não se limitam apenas às questões relacionadas à sustentabilidade, mas também permeiam questões de maior eficiência energética, menor custo operacional a longo prazo, inovação tecnológica, conforto, desempenho e incentivos fiscais.

Essas são apenas algumas das vantagens dos carros elétricos. À medida que a tecnologia continua a evoluir e as infraestruturas de carregamento de veículos elétricos se expandem, é provável que mais pessoas optem por carros elétricos em vez de carros movidos a combustíveis fósseis. O Brasil, devido à sua matriz energética diversificada, tem boas oportunidades na eletrificação de sua frota. A geração de energia renovável também possibilita ainda mais melhorias na eficiência energética deste setor.

Apesar de todas as vantagens apresentadas e do impacto positivo gerado para sociedade e meio ambiente, existem também desafios que precisam ser superados. Estes desafios estão relacionados principalmente com os impactos gerados na produção dos automóveis e suas baterias elétricas, além do descarte das baterias após seu tempo útil de vida. A Weee.do, presente no painel, é uma empresa que atua na logística reversa de resíduos eletroeletrônicos, e abordou o tema de reciclagem das baterias durante a conversa.

Outros desafios presentes na eletromobilidade estão relacionados ao custo de investimento para aquisição dos veículos elétricos, que tornam a tecnologia inacessível para grande parte da população brasileira. Nesse sentido, a Swap-e vem desenvolvendo tecnologias de solução, atuando na conversão de veículos à combustão em veículos elétricos, reduzindo pela metade o custo do investimento.

 

Cadastre-se para receber conteúdos e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade!

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

1 comentário em “A importância do ESG na eletromobilidade”

  1. Pingback: Empresas que se preocupam com o meio ambiente são mais valorizadas - Blog Riopae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *