Você provavelmente já viu em algum noticiário de negócios alguma manchete como “Apple se compromete a ser carbono neutra até 2030”. Essa notícia é verdadeira e reflete um comportamento que muitas empresas líderes de mercado estão tomando: Cuidar da sua pegada de carbono. Nesse artigo você vai saber mais sobre como essas grandes empresas estão trabalhando a sua pegada de carbono e porque a sua organização deveria seguir esse exemplo!
A preocupação com o meio ambiente não é de hoje
Com o tempo, a sociedade foi evoluindo para ser mais consciente, mais sustentável e melhor informada. Assim, a pressão sobre governos e empresas para que tomem as ações corretas em relação ao meio ambiente só vem aumentando.
Ao longo de centenas de anos, a humanidade desenvolveu suas atividades econômicas sem olhar para o seu impacto no meio ambiente. Esse processo originou diversos problemas ambientais que percebemos hoje: as mudanças climáticas e o aquecimento global, a poluição de águas e do ar, as mudanças no regime de chuvas, redução da biodiversidade, entre muitos outros. Junto com esses problemas, evoluiu a consciência ambiental da sociedade.
Os movimentos em prol do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável já existiam há muitas décadas, mas foi nos anos de 1950 e 1960 que ganharam um apelo popular muito mais expressivo. Nessa época, começou a se perceber também o papel das empresas na sustentabilidade e no modo de lidar com o meio ambiente. Desde então, a consciência empresarial só tem evoluído e melhorado. Não é de hoje que se fala de empresas melhores para o meio ambiente: Essa ideia já é antiga – e fica cada vez mais atual.
As grandes empresas e a sua pegada de carbono
Como vimos, trabalhar seu impacto no meio ambiente hoje é necessário para qualquer empresa. A pegada de carbono é um dos meios que muitas delas vêm trabalhando a sustentabilidade em seus negócios. A lista de empresas que já assumiram o compromisso de serem mais sustentáveis e diminuir a sua pegada de carbono só aumenta.
Ao contrário do que muitos empresários pensam, trabalhar a sustentabilidade em seus processos não é uma despesa sem retorno. Trabalhar a sustentabilidade é um investimento, e as empresas líderes de mercado sabem disso. Consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, e empresas que trabalham a sustentabilidade são mais lucrativas e duradouras (NielsenIQ, VocêRH e pesquisa própria).
Algumas empresas que já trabalham sua pegada de carbono
Veja abaixo algumas empresas que estão liderando essa mudança e os seus compromissos assumidos:
Apple
A Apple (que já é neutra em carbono em suas operações) divulgou, em 2020, o compromisso de ser 100% livre de carbono em sua cadeia de suprimentos até 2030.
Microsoft
A gigante da tecnologia comprometeu-se em ser carbono negativa até 2030 em suas emissões e da sua cadeia de suprimentos. A empresa se comprometeu também a remover da atmosfera todas as suas emissões históricas (desde sua fundação) até 2050.
Unilever
A empresa se comprometeu a zerar suas emissões diretas até 2030 e em reduzir e neutralizar a emissão de toda sua cadeia de produção e suprimentos até 2040.
Mercedes-Benz
A empresa já se comprometeu a zerar as emissões de sua cadeia de produção e suprimentos até 2039 e trabalhar para a sustentabilidade da cadeia de carros elétricos.
Amazon
A empresa se comprometeu a zerar as emissões de sua cadeia de produção até 2040, e fundou o movimento The Climate Pledge, que integra os compromissos de muitas grandes empresas com o meio ambiente e redução de emissões.
Coca-Cola
A empresa se comprometeu com zerar suas emissões e de toda sua cadeia de suprimentos até 2050, e na sua divisão da Europa, alcançar esse objetivo até 2040.
Outras empresas que já se comprometeram a ser neutras em emissões (no mínimo) até 2040:
- Visa
- Colgate-Palmolive
- Pepsico
- Heineken
- Philips
- Prosegur
- IBM
- Cabify
- Uber
- BestBuy
- Siemens
- Verizon
- Infosys
- entre muitas outras.
A pegada de carbono de cada negócio
Apesar de alguns tipos de organizações emitirem mais carbono em comparação com outras, é preciso saber que todos os negócios emitem carbono. Desde a queima de combustíveis fósseis em caldeiras ou nos veículos das empresas, até a energia elétrica que alimenta os computadores, todas as atividades da empresa emitem, em algum ponto, carbono na atmosfera.
Saiba mais nesse artigo, sobre a emissão de carbono do seu site
Entenda como o delivery da sua empresa emite carbono (e como resolver esse problema!)
Cada negócio é diferente (em tamanho, área de atuação, ideais e processos, etc.). Portanto, cabe a cada empreendedor avaliar o tamanho do seu impacto na pegada de carbono. Sendo assim, é muito importante que cada empresa saiba o tamanho de sua contribuição nesse problema. Saber responder à pergunta: “Quanto minha empresa emite de carbono?” é o primeiro passo para começar a agir.
Por onde começar a trabalhar a pegada de carbono do meu negócio?
O principal modo de saber a sua pegada de carbono é realizar o Inventário de Gases de Efeito Estufa. Esse estudo determina quantas toneladas de carbono as atividades da empresa emitem na atmosfera (direta ou indiretamente). Com esse dado em mãos, é possível traçar metas de redução, construir planos de como diminuir sua pegada, traçar políticas de sustentabilidade, etc.
Depois de ter os dados e planos na mão, é hora de colocar eles em ação: Mudar os combustíveis da frota, mudar as fontes de energia, cortar processos poluentes, reduzir os resíduos e implementar processos de melhoria contínua são algumas das ações que podem ser tomadas. É importante entender o passo-a-passo de sua empresa junto com empresas que ajudem a construir esse caminho rumo à sustentabilidade.
A parte da pegada de carbono que não for possível reduzir pode ser compensada. Fora algumas poucas exceções, nenhuma empresa consegue reduzir 100% das suas emissões de carbono. Assim, a neutralização de carbono é uma opção viável para que o impacto ambiental da empresa seja compensado. Existem alguns jeitos de fazer isso: Um dos modos mais conhecidos e bons para o planeta é o plantio de árvores. Como as árvores absorvem o carbono da atmosfera, é possível plantá-las para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa de parte do seu processo.
Leia mais sobre o processo da neutralização do carbono
Já passou da hora de trabalhar o impacto de seu negócio
Fazer mais pelo meio ambiente já não é opção: é dever! Vimos nesse artigo que as empresas que estão tomando ações em relação à sua pegada de carbono saem na frente e agregam muito valor à sua marca. Que tal começar a agir agora?