Sem dúvidas a crise climática é um dos maiores desafios da atualidade e é imprescindível que ações sejam tomadas para evitar um cenário ainda mais hostil. Nesse contexto, a Companhia das Letras, no ano de 2022, passou a realizar o inventário de GEE de toda sua operação e neutralizar 100% das suas emissões com a Carbon Free Brasil.
Compromisso com a sustentabilidade
Atualmente, todos nós emitimos gases de efeito estufa (GEE) diariamente na atmosfera. Essas emissões são provenientes das atividades mais corriqueiras do nosso dia a dia, como utilizar meios de transporte e consumir energia elétrica. As emissões de GEE são responsáveis, portanto, pelo agravamento da crise climática, cujos efeitos estão sendo cada vez mais presentes na vida das pessoas.
Este projeto demonstra, sobretudo, o comprometimento da Companhia das Letras com o meio ambiente, com a população e com o futuro das próximas gerações. A editora foi uma das pioneiras no setor a ter essa iniciativa e segue firme com o projeto, já no terceiro ano consecutivo. A elaboração do Inventário de GEE permite que as empresas possam traçar estratégias para diminuir suas emissões de carbono ao longo do tempo.

Companhia das Letras planta um futuro sustentável. Plantio de árvores com a Carbon Free.
Em parceria com a Carbon Free Brasil, a Companhia das Letras já neutralizou mais de 3.800 toneladas de carbono através de projetos certificados pela ONU. Além disso, a Companhia foi responsável pelo plantio de 6.000 mudas no estado de São Paulo. Essa ação foi fundamental, pois contribuiu para a restauração de aproximadamente 3 hectares de Mata Atlântica.
Como resultado, os benefícios gerados por essa iniciativa sustentável ultrapassam a questão climática. Eles atingem as esferas de conservação da biodiversidade, educação ambiental e geração de emprego e renda para as comunidades envolvidas na restauração de ecossistemas.
Iniciativas como essa inspiram a mudança que a nossa sociedade tanto necessita!