Você já ouviu falar nas cidades carbono neutro?

Autora: Ísis Shandra Santos

As evidências são robustas e a ciência é clara: as mudanças climáticas representam um dos desafios mais urgentes da humanidade. A crescente concentração de gases de efeito estufa na atmosfera está exacerbando os padrões climáticos, desencadeando eventos climáticos extremos e ameaçando a estabilidade dos ecossistemas globais. A problemática exige ações e esforços extremamente complexos, como a transição para cidades carbon free. 

Afinal, o que são cidades carbon free?

 

Cidades carbon free, ou cidades neutras em carbono, são áreas urbanas que buscam reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa provenientes das atividades urbanas, ao mesmo tempo em que removem as emissões de carbono da atmosfera por medidas de compensação, como o plantio de árvores nativas ou projetos de crédito de carbono.

A neutralização do carbono é uma meta estabelecida pelo Brasil durante a COP 26 – Conferência do Clima das Nações Unidas. O compromisso do governo brasileiro é até 2030 reduzir em 50% suas emissões de carbono na atmosfera e até 2050 zerar estes números. Até o momento, quatro cidades brasileiras começaram suas jornadas rumo à descarbonização, sendo elas Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

A jornada em direção à neutralização de carbono é um compromisso assumido por mais de 800 cidades ao redor do mundo. Porém, essa missão se depara com uma série de desafios complexos, como o estabelecimento de diretrizes claras e consistentes e a falta de uma definição consensual do que seria uma “cidade carbono neutro”, dificultando a padronização e comparação dos esforços. Em um próximo texto exploraremos mais alguns dos desafios na busca por cidades carbono neutro. 

Por hora, conheça alguns exemplos de cidades ao redor do mundo que são grandes exemplos na corrida pela descarbonização: 

  • Adelaide, Austrália: Uma das maiores cidades australianas, há anos a cidade vem se empenhando e reduzindo drasticamente suas emissões de carbono. A cidade visa se tornar carbon free até 2025: “Trabalhando juntos para tornar Adelaide uma das primeiras cidades neutras em carbono do mundo.”
 
  • Copenhague, Dinamarca: Desde 2005, a cidade vem implementando uma série de políticas e iniciativas para reduzir suas emissões de carbono e reforçar seu compromisso com a sustentabilidade. A capital dinamarquesa também está na corrida de se tornar carbono zero até 2025. 
Copenhage, considerada uma das cidades mais sustentáveis do mundo.
  • Melbourne, Austrália: Além de ser considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo, Melbourne conquistou certificação, emitida pelo próprio governo, de neutralidade para suas emissões de dióxido de carbono.
 
  • Oslo, Noruega: Considerada por muitos a capital ecológica da Europa, há muitos anos a cidade vem investindo esforços para diminuir sua pegada de carbono. Oslo é uma grande inspiração de planejamento urbano aliado à sustentabilidade e até 2030 tudo indica que alcançará sua meta em ser uma cidade carbon free.
 
  • Valência, Espanha: Seguindo um caminho semelhante ao das cidades citadas anteriormente, Valência também está comprometida com a redução drástica de suas emissões de carbono e até 2030 busca se tornar uma das primeiras cidades carbon free da Europa.

Apesar de toda complexidade que envolve a temática, esses exemplos nos trazem esperanças em relação à transição para um mundo carbon free. Cidades carbono neutro são possíveis e, principalmente, imperativas para enfrentarmos os desafios das mudanças climáticas.

Em suma, a busca pela neutralidade de carbono nas cidades não é apenas uma questão ambiental, mas uma necessidade urgente para garantir um futuro sustentável e habitável para as gerações presentes e futuras.

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *