Autora: Luana Graziano
A convite de Tio Nacho Brasil, marca de xampus e condicionadores que utiliza os benefícios da Geleia Real e de nobres ingredientes de origem natural para os cabelos, Lucas Selfie – o apresentador digital de A Fazenda 15 e do programa “Trampo Zika” – voltou a pegar pesado em trabalhos que nunca fez, como também reduzir os impactos que causamos ao meio ambiente.
Desde 2022, Tio Nacho Brasil atua na neutralização de carbono emitido na produção de suas embalagens, com certificação Carbon Free Brasil.
E você sabe como funciona? De que forma isso é feito?
Inicialmente, o Carbon Free realiza um estudo, o inventário de gases de efeito estufa, que consta o cálculo da quantidade de carbono que foi emitida durante esse processo de produção das embalagens Tio Nacho. A partir disso, Tío Nacho, em conjunto com o Carbon Free Brasil, faz a
neutralização destas emissões por meio de créditos de carbono gerados por projeto de energia renovável que são certificados pela ONU. Além disso, para cada tonelada de carbono neutralizada, o Carbon Free oferece o cashback ambiental, de modo que parte da verba é revertida para o plantio de árvores em áreas degradadas aqui no Brasil.
E foi por isso que o Trampo Zika viajou 660 km e foi até Teodoro Sampaio, no interior de São Paulo, á convite de Tío Nacho Brasil, Carbon Free Brasil e Insituto Ipê para mostrar que cuidar da natureza é de fato um Trampo Zika e plantar mais de 100 mudas de árvores em um dia, totalizando 2.100 metros quadrados de Mata Atlântica em restauração.
Pra ajudar nessa compensação de carbono, estamos aqui à convite do Carbon Free Brasil, que é a empresa que viabiliza a neutralização de carbono aqui no Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Números de embalagens:
Desde maio de 2022, quando o projeto iniciou, até outubro de 2023, foram emitidas 791 toneladas de gases de efeito estufa (G.E.E), que é o equivalente a:
04 BALEIAS AZUIS
48 CONTAINERS
30 AVIÕES!
E, então, em 2022, Tío Nacho plantou 150 árvores, o que é equivalente a aproximadamente 1.000 metros quadrados de mata atlântica em restauração.
Em 2022 foram 791 toneladas de gases de efeito estufa neutralizados com 150 árvores em 2022 e em 2023 foram 180 árvores, totalizando 330 árvores ou 2.100 metros quadrados.