Renault e Carbon Free: por um mundo mais sustentável

Autor: Thiago Cizeski 

Como a Renault, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, se posiciona em sustentabilidade?

Hoje a marca está presente em mais de 130 países, com cerca de 120 mil colaboradores espalhados em todo o mundo. Com isso, a complexa e vasta operação da Renault também exige estratégias de sustentabilidade concretas para a montadora e seus fornecedores.

A nível mundial, o grupo Renault está comprometido publicamente a alcançar a neutralidade de carbono em suas operações na Europa até 2040, e para o mundo todo, em 2050. Dentro do Brasil, o grupo divulga anualmente o Relatório de Sustentabilidade da Renault, que reforçam o compromisso da marca com eficiência energética e redução das emissões de carbono, gestão de resíduos, mobilidade sustentável, além de treinamento e conscientização dos colaboradores, por exemplo.

O Carbon Free teve a oportunidade de iniciar sua atuação na compensação de carbono de uma das concessionárias modelo a nível de sustentabilidade: a Renault Barigui Parque, localizada na cidade de Curitiba. Com o Selo Carbon Free e as diversas ações realizadas internamente, a unidade se consolidou como referência em sustentabilidade entre as lojas Renault, sendo 3 vezes campeã do Prêmio ESG e em 2024, se tornando a primeira concessionária selo ESG Ouro da marca.

Além da Renault Barigui, mais recentemente, o grupo Via Paris também tornou-se Carbon Free, e está compensando  as emissões de gases de efeito estufa das suas três unidades no estado do Piauí. 

A parceria entre o Carbon Free e o Grupo Renault no Brasil faz parte da jornada de sustentabilidade das concessionárias da marca, que foi nomeada como “Selo ESG”. Dentro dele, as concessionárias Renault possuem uma série de ações mapeadas, que somam pontos para a obtenção do selo ESG Ouro, Prata ou Bronze. Dentre essas ações estão:

  • – Energia limpa nas concessionárias;
  • – Separação de resíduos;
  • – Diminuição na utilização de papel nas concessionárias;
  • – Porcentagem mínima de mulheres na operação;
  • – Vagas abertas para menor aprendiz;
  • – Entre outras.

O projeto desenhado para fazer parte dessa jornada consiste no levantamento dos dados das emissões de carbono das concessionárias através do Inventário de Gases do Efeito Estufa, realizado por meio da coleta de dados relacionados a número de colaboradores, consumo de combustível e destinação de resíduos. A partir do cálculo, as emissões identificadas são neutralizadas com créditos de carbono, que são certificados internacionalmente e garantem o apoio a projetos socioambientais espalhados pelo Brasil.

É importante ressaltar que todas essas ações são auditadas pelo Instituto da Qualidade Automotiva, que verifica a legitimidade do processo desenvolvido e dos projetos apoiados.

A Renault possui mais de 281 concessionárias no Brasil, espalhadas pelas diferentes regiões do país. Todas elas estão aptas a receber o Selo ESG, e a partir disso, se tornarem neutras em carbono. Para nós do Carbon Free é muito importante auxiliar uma instituição tão relevante na busca de minimizar os impactos causados no meio ambiente e que adota ações significativas na busca por um mundo melhor.

Um mundo mais sustentável é possível e necessário! Traga sua empresa e venha ser Carbon Free!

Agende sua reunião e torne a sua empresa
Carbon Free!

Posts relacionados

Blog em destaque

O que é a COP e seu papel na ação climática Global

A COP (Conferência das Partes) é o principal evento global sobre mudanças climáticas, reunindo líderes de governos, empresas e sociedade civil para definir ações para combater o aquecimento global. A COP29, realizada em 2024 em Baku, Azerbaijão, focou na transição energética, financiamento climático e adaptação aos impactos climáticos. A conferência também revisou o progresso do Acordo de Paris e discutiu o aumento de aportes financeiros para países em desenvolvimento. O Brasil será o anfitrião da COP30 em Belém, com foco na Amazônia e sua contribuição vital para o equilíbrio climático global. Para empresas, as COPs representam oportunidades de se alinhar com as metas climáticas globais e fortalecer suas estratégias de sustentabilidade.

Leia mais ➝
Blog em destaque

Mercado de Carbono no Brasil: como funciona e por que importa

O mercado de carbono no Brasil tem ganhado cada vez mais destaque, tanto entre empresas como no cenário político e ambiental. Mas, afinal, o que é o mercado de carbono? Como ele funciona? E qual o impacto da regulamentação no Brasil? Se essas perguntas já passaram pela sua cabeça, você está no lugar certo. Aqui, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre créditos de carbono, regulamentação e as oportunidades para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e sustentável.

Leia mais ➝

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *