O Carbon Free Brasil, em parceria com a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (ANSPAZ), iniciará o ano de 2022 com um projeto muito especial: educação ambiental para crianças e restauração de uma Área de Preservação Permanente, em Itapetininga, São Paulo. O projeto será desenvolvido com turmas de ensino fundamental I e II, beneficiando mais de 150 crianças. Além disso, executará a restauração de mais de 2 hectares de mata ciliar.
“A educação muda o mundo”
Desde sua fundação, o Carbon Free Brasil já desejava atuar em projetos de cunho social e educacional. O sonho de tornar o mundo um lugar mais sustentável e trazer mais consciência ambiental às pessoas não se limitava apenas ao setor empresarial. “Acreditamos que a educação é uma poderosa ferramenta e pode sim transformar o mundo em que vivemos”, diz Vivian Pellis, bióloga e sócia do Carbon Free Brasil.
O que a tempestade de areia que atingiu SP nos ensina sobre as mudanças climáticas?
A ANSPAZ, foi fundada em 1989 pelo Padre Giuseppe Sometti, que se dedicava a acolher crianças em situação de rua. Ao longo dos anos, a Associação foi crescendo e em 2015, começou a manter sua própria escola particular e gratuita, com objetivo de atender crianças da região e proporcionar uma educação de qualidade em período integral. Além do conteúdo tradicional previsto pelo MEC, a escola também dispõe de atividades extracurriculares, como artesanato, pintura, cultivo de hortaliças e aulas de reforço.
A década da Restauração Ecológica começou!
Plantando o futuro
O projeto “Plantando o futuro” tem como objetivo incluir nas atividades extracurriculares da Escola a educação ambiental, com foco principal nos temas de mudanças climáticas e restauração de ecossistemas. “As mudanças climáticas e a restauração ecológica são temas muito em alta, atualmente, e são muito importantes para o futuro do nosso planeta. Queremos que as crianças tenham atividades específicas para estes temas e que possam aprendê-los e discuti-los através de experiências significativas”, diz Vivian.
Porque neutralizamos o carbono com o plantio de árvores nativas?
O projeto será desenvolvido em conjunto com todo o corpo docente da escola, além de um profissional contratado especificamente para o seu desenvolvimento.
Restauração da mata ciliar
A ANSPAZ localiza-se em uma propriedade rural, em Itapetininga, interior de São Paulo, e dentro da Fazenda existem áreas degradadas. Segundo João Clovis Thomaz, coordenador da Escola, já era desejo do Padre Sometti restaurar a mata que acompanha o rio que corta a propriedade.
O Carbon Free Brasil iniciará a recuperação desta APP no mês de fevereiro. Esta primeira ação conta com o plantio de mais de 500 árvores nativas, que serão monitoradas ao longo dos próximos anos.
“Esperamos que este seja o primeiro de muitos projetos educacionais e sociais que faremos parte. E que esta parceria permaneça por muito anos, impactando positivamente nas vidas das crianças e no meio ambiente”, diz Júlia Sens, Administradora e Fundadora do Carbon Free.
Saiba mais sobre a ANSPAZ através do site: http://www.anspaz.net/site/home