Você sabia que todos nós causamos algum tipo de impacto no meio ambiente?
Mesmo as atividades mais simples e corriqueiras — como os meios de transporte que usamos para nos locomover, os resíduos que geramos e até mesmo o consumo de energia que usei para escrever esse texto (e você está usando para ler) — geram emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.
É possível fazer algo sobre essas emissões e o primeiro passo é saber a quantidade de GEE que foi emitida. Saiba mais:
O ser humano e as mudanças climáticas
Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, o ser humano vem emitindo quantidades significativas de GEE, que influenciam ativamente para o agravamento das mudanças climáticas. Desmatamento, queima de combustíveis fósseis para geração de energia, transporte, queimadas e etc, são alguns exemplos de atividades que emitem grandes quantidades de CO².
As mudanças climáticas vêm se tornando um problema de grande magnitude. Presenciar eventos extremos como furacões, nevascas, ondas de calor, secas, inundações, tornados, tempestades, aumento do nível do mar (entre muitos outros), está se tornando cada vez mais comum na rotina de toda a população mundial.
O Inventário de Gases de Efeito Estufa como instrumento de gestão ambiental
É neste cenário alarmante que começaram a surgir iniciativas como a Política Nacional sobre Mudança no Clima – PNMC (Lei 12.187 de 29 de dezembro de 2009). Essa Lei Federal traz o Inventário de Gases de Efeito Estufa como um dos principais instrumentos para gestão ambiental. Além da PNMC, existem legislações estaduais (como em São Paulo e Rio de Janeiro) que tornam obrigatório a realização do Inventário Corporativo de GEE para empresas de diversos setores.
A partir do Inventário, conseguimos mapear as emissões dos GEE emitidos por empresas, eventos, organizações, obras de construção civil, cidades, Estados e até países. Isso torna possível traçar um plano de redução dessas emissões e compensá-las através da neutralização de carbono.
Sem medir, não há como mitigar!
Realizar o Inventário de GEE da sua empresa é um passo importantíssimo rumo à sustentabilidade. Com esta ferramenta, é possível avaliar e monitorar os processos internos de sua empresa, fazer escolhas mais conscientes, reduzir custos, investir em uma economia de baixo carbono e, de fato, fazer a diferença em prol do planeta!
Sem a utilização de dados para embasar as decisões sobre o futuro sustentável da sua empresa, há o risco de cair na prática do greenwashing – que ocorre quando uma empresa afirma adotar medidas sustentáveis, porém sem um impacto real no meio ambiente.
Como identificar o greenwashing e porque sua empresa pode estar cometendo sem você saber
O Inventário de Emissões de GEE é um passo anterior para realizar a neutralização de carbono, seguindo os padrões do GHG Protocol e ISO 14064. As empresas que realizam a neutralização de carbono podem, então, fazer o uso do Selo Carbon Free®.
O Carbon Free Brasil é uma empresa que nasceu com o propósito de melhorar o ambiente em que vivemos, trazer consciência às pessoas e inspirar mudanças sustentáveis. Realizamos a neutralização de carbono a partir dos créditos de carbono e do plantio de árvores nativas – nossa política de cashback ambiental que visa não só a captura de carbono, mas a recuperação integral dos ecossistemas, proporcionando mais qualidade de vida para a população e para o planeta.
Conheça o Selo Carbon Free® e saiba como neutralizar as emissões de gases de efeito estufa da sua empresa. A sustentabilidade é um caminho possível e necessário para todas as empresas!
1 comentário em “Inventário de Gases de Efeito Estufa: Saiba porque sua empresa deve fazer!”
Faço o Inventário de GEE da minha empresa e acho muito importante se preocupar com a natureza