Não há dúvidas que a conscientização ambiental esteja em ascensão, impulsionando empresas e organizações a apresentarem seu compromisso com o meio ambiente. No entanto, nem todas as declarações de sustentabilidade refletem a realidade. Surgiu assim uma prática conhecida como greenwashing ou “lavagem verde”.
Essa prática acontece quando uma empresa ou organização tenta dar a impressão de que seus produtos, políticas ou operações são mais ecológicos ou sustentáveis do que realmente são. Isso pode ser feito através de estratégias de marketing enganosas sem bases sólidas, exagero nos benefícios ambientais de um produto ou serviço, ou destaque de iniciativas ambientais insignificantes.
Nem sempre o greenwashing é praticado de forma intencional, por isso é importante ter o cuidado e o compromisso ético de não realizar falsas alegações em relação à sustentabilidade ou associar elementos da natureza (como cores e rótulos “verdes” e palavras que remetem ao meio ambiente), com a imagem da empresa, quando a mesma não está, de fato, comprometida com as causas ambientais.
O greenwashing é uma preocupação real no cenário atual e requer muita atenção e esforços com educação socioambiental, pois essa prática não apenas engana os consumidores, mas também mina os esforços legítimos de sustentabilidade e dificulta ainda a identificação de produtos e empresas verdadeiramente sustentáveis!
Como posso evitar o greenwashing?
O verdadeiro impacto ambiental de uma empresa vai além das palavras bonitas e logotipos verdes. Requer uma abordagem transparente e genuína para lidar com os desafios ambientais enfrentados pelo nosso planeta.
Em primeiro lugar, é necessário ter o compromisso ético de não realizar intencionalmente alegações em relação à sustentabilidade que sejam falsas. Em segundo lugar, é importante realizar alegações de que se tem a certeza da veracidade e da pertinência técnica. Somente realize alegações em relação à sustentabilidade que possuam dados e evidências que comprovem a veracidade da declaração.
Clique AQUI e saiba mais sobre práticas de ESG e por onde sua empresa pode começar
No Carbon Free Brasil temos muita atenção ao greenwashing e buscamos sempre ajudar às empresas que detém o Selo Carbon Free em suas declarações ambientais. Sabemos que é um tema complexo e que envolve muito estudo! Se você estiver buscando meios de fazer declarações ambientais com embasamento técnico e ações concretas, entre em contato!
Realizar declarações ambientais pode ajudar muito sua empresa a chegar em seus objetivos: desde que sejam verdadeiras. Procure sempre realizá-las sabiamente e tenha em mente que o greenwashing é coisa séria!