Através do nosso programa de Cashback Ambiental, a cada tonelada de carbono compensada pelos nossos clientes e colaboradores, R$5,00 é revertido para o plantio de árvores nativas – uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a restauração ambiental.
Recentemente, recebemos uma notícia lamentável: apesar dos nossos esforços preventivos, uma de nossas áreas de plantio, que abriga mais de 1.000 árvores nativas, foi parcialmente atingida pelo fogo. Felizmente, apenas 10% da área foi impactada, o que resultou na queima de 107 mudas.
Apesar da gravidade dessa perda, esse número torna-se quase irrelevante quando comparamos a perda total de mata nativa que o Brasil vem enfrentando em 2024.
De acordo com os dados recentes da MapBiomas, apenas entre janeiro e setembro de 2024 uma área comparável ao estado de Roraima foi queimada no Brasil. Estima-se que 22 milhões de hectares tenham sido destruídos pelo fogo. Sendo mais da metade da área queimada (51%) na Amazônia.
O segundo bioma mais afetado foi o Cerrado que teve cerca de 8 milhões de hectares queimados. Esse número reflete um aumento significativo de mais de 100% (117%) em relação ao mesmo período de 2023. Na Mata Atlântica, um bioma menos suscetível a queimadas, aproximadamente 615 mil hectares foram destruídos até agosto, registrando um aumento de 683% em comparação com 2023.
Esses incêndios estão relacionados à intensificação do aquecimento global e ao uso ilegal de fogo em áreas de vegetação nativa. Estima-se que três em cada quatro hectares queimados sejam de formações florestais – intensificando a gravidade da problemática.
Termos sido atingidos pelos incêndios foi um contratempo em nossa missão de restauração de áreas degradadas, mas reforça a importância do trabalho que desenvolvemos juntos através da gestão e compensação de carbono e o Programa de Cashback Ambiental.
Assim que as condições climáticas forem favoráveis, aguardando o início da época chuvosa, realizaremos o replantio das árvores perdidas, assegurando que o projeto continue conforme o planejado.
Seguimos na luta e no compromisso ativo por um mundo mais verde e sustentável!