ESG: O que é e porque sua empresa deveria se preocupar com isso?

A cada ano, empresas são cada vez mais pressionadas a melhorar sua conduta e relação com o público, o ambiente e com seus próprios funcionários, e tais cobranças são tanto externas quanto internas a elas. Por isso, tem se popularizado as diretrizes ESG. Mas o que é e por que essa sigla está sendo tão requisitada para as empresas adotarem? Saiba mais neste artigo.

O que é ESG?!

 

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (em português, ASG: Ambiental, Social e Governança), que serve para medir o grau de comprometimento das boas práticas das empresas em cada um desses pilares. A sigla surgiu em 2004 em uma iniciativa da ONU em parceria com outras instituições financeiras, a Who Cares Wins (Quem se Importa Vence) e se popularizou muito com o crescimento da pauta sobre as mudanças climáticas em escala global.

Nos próximos itens, vamos tratar sobre cada pilar e como ele pode ajudar sua empresa a ser melhor:

E: Environmental ou Ambiental

 

O pilar ambiental da sigla serve para medir o grau de preocupação da empresa com seus impactos no ambiente, e isso se reflete em quais medidas ela toma para reduzi-los, compensá-los e adotar uma agenda ambientalmente amigável para si. Dentre essas medidas, estão a redução e neutralização de emissões de carbono, adoção de tecnologias com consumo de energia mais eficiente, redução e gestão melhorada de seus resíduos sólidos e efluentes líquidos. Essas e outras medidas auxiliam também na diminuição da extração de recursos naturais por parte da empresa.

S: Social

 

O pilar social abrange os impactos positivos que a empresa gera para a sociedade, e qual a sua postura para atender as demandas do público. A preocupação da empresa neste âmbito é refletida nas iniciativas de inclusão e diversidade da empresa, no engajamento dos funcionários, comprometimento com os direitos humanos e do trabalhador, proteção e privacidade de dados, de consumidores e de funcionários e até projetos filantrópicos e que auxiliam de alguma forma na redução da desigualdade social.

G: Governance ou Governança

 

Por fim, o pilar da governança diz respeito a boas práticas de gestão corporativa. Estas envolvem diversidade em cargos de liderança da empresa, ética e transparência de informações fiscais, comprometimento com medidas e práticas para impedir corrupção, racismo, casos de assédio, etc e abertura de um canal de denúncias.

 

   
     
     
     
 
 
          Cadastre-se para receber conteúdos e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade!  

 

Por que implementar a ESG na sua empresa?

 

A ESG, como já foi dito, ficou muito popular com o crescimento da pauta sobre o aquecimento global. Além disso, houve uma influência da mudança geracional, que possui maior preocupação com questões sociais e ambientais. A Agenda 2030 da ONU, que estabeleceu os 17 ODS e o Acordo de Paris foram muito responsáveis pela guinada da procura por tais boas práticas nesses três pilares. 

Segundo o Google Trends, ferramenta que demonstra as pesquisas que mais são realizadas no Google, as pesquisas pelo termo “ESG” chegaram ao nível mais alto nos últimos 16 anos, sendo 4 vezes maior que o ano de 2020 e 13 vezes maior que em 2019.

Tanta atenção do público para esse tema também atrai a atenção dos investidores, que estão prezando mais e mais a adoção de condutas socioambientalmente amigáveis, uma vez que “diversos estudos indicam que empresas com fortes atributos de sustentabilidade levam a uma performance superior ao longo do tempo”, diz a especialista Marina Cançado, sócia da XP Inc. e head de sustainable wealth na XP Private em entrevista com a StartSe. Ela também destaca que “sem contar que cada vez mais cresce a consciência de que ao investir estamos moldando a realidade, e com isso, a busca por investimentos que gerem rentabilidade associada à impacto positivo no mundo [cresce].”

Quais os primeiros passos para minha empresa trabalhar ESG?

 

Os primeiros passos envolvem, principalmente, fazer um diagnóstico de quais são os impactos positivos e negativos da sua empresa nos três pilares (Ambiental, Social e Governança) para começar a atuar para reduzir e mitigar os efeitos negativos e melhorar e amplificar os impactos positivos. Se ficar difícil, você sempre pode contar com empresas que ajudem na consultoria ou na implementação de ações que facilitem o ESG na sua realidade.

Então, o que está esperando para implementar o ESG na sua empresa? Adote essas práticas e comece a evolução da sua empresa para um caminho sustentável!

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *