Energias Renováveis: o que você sabe sobre o assunto?

O desenvolvimento de novas pesquisas e os investimentos voltados para diferentes formas de gerar energia é um setor que vem se destacando ao redor do mundo. Na busca por alternativas sustentáveis para suprir essa demanda crescente, o fortalecimento das energias renováveis como principal fonte viabiliza o redirecionamento de países rumo à sustentabilidade energética, consequentemente reduzindo a sua dependência da importação de energia gerada a partir de combustíveis fósseis. 

O que são energias renováveis? 

As energias renováveis, também conhecidas como energias limpas, são aquelas originárias da própria natureza como, por exemplo, a energia hidrelétrica, solar e eólica. Diferentemente dos combustíveis fósseis, esses tipos de fontes – provenientes da água, do sol, do vento, entre outros – são, em teoria, inesgotáveis e caracterizam alternativas sustentáveis capazes de reduzir os impactos ambientais associados ao setor energético.

A importância das energias renováveis na luta contra o agravamento do aquecimento global

As consequências provocadas pela intensificação da queima de combustíveis fósseis ao longo das últimas décadas não podem ser revertidas. Assim, a melhor opção para restringir o impacto humano no planeta e frear o agravamento do efeito estufa é por meio da redução das emissões de dióxido de carbono (CO2). Nesse cenário, uma das alternativas mais viáveis para efetivamente diminuir a poluição atmosférica sem interferir drasticamente no estilo de vida moderno consiste na substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis. Estas, geram energia mecânica ou elétrica sem poluir o meio ambiente, e não se restringem somente ao setor industrial, podendo ser implementadas também em espaços residenciais. 

Cenário energético brasileiro 

No Brasil, as fontes de energia renováveis cresceram cerca de 30% em um período de 10 anos e, segundo o Ministério de Minas e Energia, já representam quase metade da matriz energética brasileira, sendo a energia hidrelétrica a fonte mais utilizada atualmente. Ressalta-se, ainda, que ao longo dos últimos anos, a geração de energia eólica, principalmente no nordeste, bem como a solar, vem ganhando destaque.

A implementação desses sistemas ainda enfrenta desafios para atingir seu rendimento máximo de produção e abastecimento. Muitas vezes, fatores econômicos, como os elevados investimentos iniciais,  acabam interferindo no interesse do público geral.   

Futuramente, espera-se que a energia renovável se torne a principal fonte de abastecimento do Brasil, através da exploração e aproveitamento efetivos do grande potencial natural do país, além de programas de incentivo que motivem investidores nesse ramo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *