Autora: Ísis Shandra Santos
A demanda por soluções sustentáveis cresce exponencialmente, e com ela a busca por fontes de energia mais limpas e a neutralização das emissões de carbono desenha um panorama promissor para um futuro com maior compromisso socioambiental.
Ao contrário dos recursos não renováveis, como o carvão e o petróleo, que possuem um suprimento limitado e levam milhões de anos para se formar, as fontes de energias renováveis, como usinas solares, eólicas e hidrelétricas, são mais sustentáveis para o planeta e o meio ambiente por algumas razões:
- Emitem menos gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente dióxido de carbono (CO2), contribuindo para a redução do agravamento do aquecimento global.
- Geram energia com menos poluentes do ar e da água em comparação com fontes tradicionais.
- Geralmente geram menos resíduos sólidos no meio ambiente e têm um impacto menor no solo em comparação com a extração de recursos para combustíveis fósseis.
Além dos tópicos mencionados, essas fontes alternativas auxiliam na diminuição da poluição atmosférica sem interferir drasticamente no estilo de vida moderno; e muitas vezes também são capazes de gerar energia de forma versátil, não se restringindo apenas ao setor industrial, podendo ser implementadas também em espaços residenciais.
A energia renovável desempenha um papel importantíssimo na geração de créditos de carbono – basicamente, quando uma tonelada de carbono equivalente é capturada ou deixa de ser emitida para a atmosfera, um crédito de carbono é gerado – contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e impulsionando a transição para uma economia mais sustentável.
Os créditos de carbono gerados por projetos de energia renovável, como a Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Projeto apoiado pelo Carbon Free Brasil, podem ser vendidos no mercado de carbono. Indivíduos ou empresas que desejam compensar suas próprias emissões adquirem esses créditos como uma maneira de equilibrar suas pegadas de carbono, cumprir metas de sustentabilidade e demonstrar responsabilidade ambiental.
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires, construída no Rio Teles Pires. O sistema é considerado como referência no setor hidrelétrico. Mínimo impacto socioambiental: projeto de Revitalização do Assentamento São Pedro com 33 mil hectares, beneficiando mais de 700 famílias em Paranaíta (MT).
Historicamente, projetos de energia renovável, juntamente com os créditos florestais, dominam o cenário do mercado voluntário de créditos de carbono. Assim, a relação entre energia renovável e o mercado de crédito de carbono é estreita e desempenha um papel fundamental na busca por soluções para mitigar as mudanças climáticas e contribuir para um futuro mais sustentável.
Acreditamos que um futuro mais sustentável é possível, URGENTE e necessário.
Conheça alguns dos Projetos de Crédito de Carbono apoiados pelo Carbon Free Brasil.