A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo e, com seus consumidores sabendo disso, as marcas começaram a se atentar para a sustentabilidade das suas produções.
Como a moda polui?
Você sabia que a indústria da moda é responsável pela emissão de 8% do Gás Carbônico emitido na atmosfera? Isso coloca-a atrás apenas da indústria petrolífera.
Para produzir as peças de roupas que estão nos guarda-roupas do mundo todo, foi preciso utilizar muita água para tingir as peças, extrair matérias-primas como o algodão, utilizar máquinas movidas a combustíveis fósseis, manipular produtos químicos e muito mais.
Apenas o poliéster é responsável pela emissão de aproximadamente 32 milhões de toneladas de carbono, neste caso, seriam necessárias mais de 100 milhões de árvores para neutralizar essas emissões.
O que as marcas podem fazer?
Segundo a Boston Consulting Group, o mercado da moda crescerá 81% até 2030. Com grandes previsões para o setor, as marcas também precisam pensar no planeta e desenvolver ideias para reduzir suas emissões de carbono.
De início, é aconselhado que toda empresa faça o seu Inventário de GEE (Gases do Efeito Estufa), pois ele permite mensurar o seu impacto no meio ambiente. Esse estudo coleta dados de diversas esferas na produção (resíduos, efluentes, energia, combustível, etc), assim permite que a empresa visualize onde está seu impacto e tome atitudes sobre isso. Saiba mais sobre o inventário de GEE.
Com o estudo feito, a marca pode tomar diversas decisões acerca do seu impacto ambiental e, inclusive, saber a quantidade de GEE emitidos que precisam ser neutralizados. Assim, a marca pode escolher neutralizar sua cadeia produtiva, ou as peças, ou somente o funcionamento das lojas, e criar metas a respeito das suas emissões e neutralização. Saiba mais sobre o funcionamento da neutralização de carbono e do Selo Carbon Free Brasil.
Exemplos positivos no mercado
Felizmente, já existem marcas dando exemplo no mundo e se tornando pioneiras na sustentabilidade, veja só:
A Amaro é carbono negativo, pois ela contribui com mais do que a neutralização de suas emissões de carbono.
A Farm, em 2020, realizou seu Inventário de GEE e, hoje, ela neutraliza seu carbono.
Gucci também está dando exemplo: a marca neutraliza toda sua cadeia de produção e ainda lançou o Carbon Neutral Challenge para incentivar outras marcas a fazerem o mesmo.
Qualquer marca pode ser neutra em carbono
Ao contrário do que muitos pensam, todas as lojas e indústrias de roupas podem neutralizar suas emissões de carbono. Independente do tamanho da produção, é possível ser mais sustentável, servir de exemplo para outras marcas e contribuir com o futuro. Conheça o selo Carbon Free Brasil.
Fonte: Estadão, 2021