Emissão de carbono na construção civil

Qual o impacto da construção civil no meio ambiente? Como pode ser calculado esse impacto? Posso neutralizar o carbono da minha construção? Saiba a resposta para essa e outras perguntas neste artigo.

O setor do progresso

A construção civil sempre foi o setor que simboliza o progresso das civilizações no mundo. Enquanto são construídas casas, prédios, pontes, etc., os países crescem. No entanto, em conjunto com o crescimento da população humana, o impacto no meio ambiente causado pela construção civil foi amplificado em diversas maneiras. Assim, passaram a ser importantes algumas técnicas de construção menos impactantes, certificações de construção sustentável, neutralização de carbono da construção civil, entre outros.

Impactos ambientais da construção civil

Todos nós vivemos, trabalhamos, comemos e nos divertimos em espaços que foram construídos por processos que impactaram o meio ambiente. Através da análise dos processos de uma construção, podemos perceber que em toda a cadeia de produção existem muitos impactos. Desde os impactos relacionados à extração do calcário (e outros minérios componentes do cimento, aço, ferro, argamassas, etc.), até a geração e destinação dos resíduos da construção civil (RCC), existem muitos processos que promovem grandes impactos sobre o meio ambiente. 

Apesar de muitos impactos serem inerentes à (falta de) capacidade tecnológica que atualmente é disponível no mercado, grande parte dos impactos não são relacionados ao processo em si, mas por conta de processos de gestão. Ou seja: Grande parte dos impactos ao meio ambiente poderiam ser evitados na utilização de técnicas corretas e trabalho de profissionais habilitados. De modo geral, podemos citar a falta de planejamento nas ações, causando invasão em áreas protegidas durante a execução de obras, má destinação de resíduos para usinas de reciclagem, atraso na execução de programas ambientais, entre outros. 

Carbon Free Emissões construção civil caminhões pavimentação Foto: Carbon Free Brasil
Cadastre-se para receber conteúdos e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade!

Como medir os impactos da construção civil?

Parece óbvio dizer isso, mas para medir resultados, é preciso ter métricas. A gestão de obras deve seguir processos de medição de resultados, inclusive em relação ao meio ambiente. Métricas comumente utilizadas dizem respeito à quantidade de resíduos gerados, percentagem de destinação para aterro ou reciclagem, bem como dados de consumo, como energia elétrica, combustível, água, entre outros. Uma das métricas que melhor retrata a utilização de recursos naturais e o impacto no meio ambiente é a pegada de carbono. 

Todos os dados coletados devem servir para a tomada de decisões em relação ao impacto gerado. Por exemplo, com o controle da porcentagem de resíduos encaminhados ao aterro sanitário, poderão ser tomadas decisões acerca da disposição de resíduos, fluxo de trabalho, entre outros, que possibilitem o desvio do aterro e encaminhamento à reciclagem. Com o cálculo da pegada de carbono (emissão de GEE), poderão ser tomadas decisões da diminuição de utilização de combustíveis, soluções logísticas para os processos, mudanças de insumos e, quando a obra estiver finalizada, poderá ser realizada a neutralização de carbono. 

Veja nesse artigo como funciona a neutralização de carbono!

A Neutralização de Carbono como uma solução para o impacto da construção civil

A neutralização de carbono se baseia na compensação das emissões realizadas, isto é, a realização de alguma ação que capture a mesma quantidade de carbono que foi emitida pela obra a ser neutralizada. Essa neutralização pode se dar de diversas maneiras: o plantio de árvores, a elaboração de projetos de fixação de carbono nos sistemas industriais, entre outros. O plantio de árvores nativas é uma das melhores e mais acessíveis formas de neutralizar carbono, pois também gera benefícios para o solo, água, biodiversidade e melhora o ambiente das cidades como um todo. Essa é a técnica que o Carbon Free Brasil utiliza.

A neutralização de carbono é uma solução que vem encontrando diversos adeptos no ramo da construção civil, pois – além do impacto positivo no meio ambiente – atrai compradores mais exigentes, aumenta o ticket de venda dos imóveis construídos e promove valorização da marca associada à construção. Com o advento do consumo consciente, sai na frente quem toma ações que vão além da obrigação legal e fazem bem ao meio ambiente. 

Não existe desculpa para não atuar pelo meio ambiente hoje em dia!
 

As futuras gerações dependem disso e a sua empresa ganha muito, fazendo parte do movimento de empresas preocupadas com a sustentabilidade. Não fique para trás!

Faça parte do movimento que está transformando o modo pelo qual as pessoas compram. Invista pensando verde.

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *