Autora: Ísis Shandra Santos
O Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado anualmente em 26 de janeiro, é uma data que nos relembra do compromisso individual e coletivo que temos com o meio ambiente – bem como da urgente necessidade de promover a conscientização e a educação em relação às questões ambientais.
A data é celebrada desde 1975, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) realizou o Encontro Internacional de Educação Ambiental, em Belgrado, antiga Iugoslávia. Ao final do evento, a Carta de Belgrado foi elaborada, sendo o marco inicial para o desenvolvimento da educação ambiental.
A Agenda 2030 da ONU, um guia global para alcançarmos um Planeta mais sustentável até 2030, contém os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. Dentro dela, os ODSs 4, 11, 12, 13 e 15 estão relacionados com a educação ambiental e proteção do meio ambiente.
O ODS 4 visa garantir o acesso à uma educação de qualidade e inclusiva para todos, incluindo a educação ambiental. O ODS 11 e 12 busca tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis e os padrões de produção e consumo mais responsáveis. O ODS 13 visa tomar medidas para combater as mudanças climáticas e seus impactos. E por fim o ODS 15 tem foco em proteger e restaurar as florestas, a biodiversidade e os ecossistemas.
Diante dos múltiplos desafios para promover a implementação da Agenda 2030, instituições e empresas privadas que investem na educação ambiental e em atitudes verdadeiramente sustentáveis, como a neutralização do carbono, destacam-se no mercado e contribuem para tornar tangíveis os recém mencionados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Além da responsabilidade do poder público e das empresas privadas, é crucial refletirmos sobre como podemos integrar a educação ambiental em nossas vidas diárias. A educação ambiental não se limita apenas às escolas, mas envolve principalmente práticas sustentáveis em nossas casas, comunidades e locais de trabalho.
Promover ações que incentivem a educação, a conservação dos recursos naturais e o respeito pelos ecossistemas é um dever de todos nós! O Carbon Free Brasil está comprometido com essa missão! Junte-se a nós! É hora de mudar o mundo!