Créditos de carbono: o que são e como surgiram?

Autor: Ariadne Pacheco

 

Afinal, você sabe o que são os créditos de carbono ?

 

 Basicamente, quando uma tonelada de carbono equivalente é capturada ou deixa de ser emitida para a atmosfera, um crédito de carbono é gerado. Esse crédito pode ser gerado através  de diferentes projetos, como os projetos que buscam evitar o desmatamento ou a degradação florestal, conhecidos como projetos REDD +.

Além desses, ainda existem os projetos que visam substituir a matriz energética local, isso porque o setor de energia é o principal emissor de gases de efeito estufa, sobretudo quando essa energia é gerada a partir de fontes não renováveis, como petróleo e carvão mineral.

A partir disso, os créditos gerados podem ser comercializados no Mercado de Créditos de Carbono, que se divide em dois grupos: Mercado Voluntário de Carbono e Mercado Regulado.

O que você deve estar se perguntando agora é como esses créditos surgiram, então vamos lá!

A ideia de poder gerar créditos de carbono através de projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa surgiu através do Protocolo de Quioto, em 1997. O Protocolo de Quioto, buscando criar mecanismos de flexibilização para os países que gostariam de reduzir suas emissões, criou três importantes ferramentas:

  • Comércio de Emissões;
  • Implementação Conjunta;
  • Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) 

 

 

 

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, possibilitou que os países desenvolvidos pudessem apoiar projetos de redução de emissão em países em desenvolvimento, gerando a partir desses projetos as Reduções Certificadas de Emissões (RCEs).

 Já a Implementação Conjunta,  permitiu que uma parte dos países desenvolvidos pudessem comprar Unidades de Redução de Emissões (UREs) de projeto de outros países industrializados. 

Logo, as Reduções Certificadas de Emissões e as Unidades de Redução de Emissões, foram o pontapé inicial para o sistema de comercialização de créditos de carbono. Assim, a implementação do Protocolo de Quioto, resultou no início da criação do sistema global do Mercado de Carbono.

Ficou com alguma dúvida? Tem interesse em obter créditos de carbono para neutralizar as emissões da sua empresa ou evento? Entre em contato conosco!

 

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *