O Natal é uma época do ano marcada por reuniões de entes queridos e trocas de presentes. É um momento agradável do ano tanto para as pessoas que comemoram quanto para o mercado, já que as vendas costumam aumentar nesta época. Porém, há um lado desse feriado que passa despercebido por algumas pessoas em meio a tanta celebração, que são os impactos no planeta. A geração de lixo proveniente das embalagens dos produtos comprados aumenta consideravelmente quando comparada ao resto do ano, e consequentemente as emissões de GEE também. Tendo isso em mente, o que se pode fazer para reduzir o nosso consumo durante as festas e diminuir o impacto que elas causam no planeta, e como podemos aplicar um olhar ESG nesse aspecto do nosso cotidiano? Entenda mais neste artigo!
Um olhar ESG
ESG é sigla para Environmental, Social and Governance, que é inglês para Ambiental, Social e Governança. É uma maneira de medir o comprometimento de empresas de suas boas práticas em cada um desses pilares. Embora seja uma metodologia mais direcionada a empresas, é totalmente aplicável no nosso dia-a-dia, e nos próximos itens veremos como nossa postura pode mudar em cada um dos pilares. Caso ainda não conheça o ESG, saiba mais no nosso artigo sobre o tema!
Black Friday: Um alerta para o consumo sustentável
Resíduos de embalagens
Começando pelo pilar Ambiental, o principal impacto são os resíduos das embalagens de presentes e de alimentos comprados prontos, que compõem cerca de 30% dos resíduos produzidos no Brasil, segundo uma pesquisa do instituto Akatu. Um bom jeito de reduzir a quantidade de embalagens de presentes é guardar caixas e papéis de embrulho sobressalentes de eventos anteriores para poder reutilizá-los nos anos seguintes. A criação do costume de reutilizar materiais é de grande importância para que menos matéria prima seja consumida, e menos plásticos sendo espalhados pelo planeta. Já para o caso da ceia, optar por comprar alimentos a granel como grãos e frutas secas, comprar recipientes de volume maior e não utilizar copos, talheres e pratos descartáveis contribui para o mesmo fim, visto que a matéria orgânica de restos de comida é facilmente compostável.
Como a sustentabilidade cria valor para o seu negócio
Não é preciso “comprar” presentes
Passando para uma ótica mais Social, sempre há a opção de criar você mesmo seus presentes ou mesmo passar adiante algum produto seu que você ache que o presenteado irá gostar de ganhar. Além de poder reaproveitar o que já existe na sua casa, o presente ganha um significado muito mais profundo que o simplesmente comprado em uma loja, além de reduzir os seus gastos com as compras. Educar os mais jovens, que normalmente são os que recebem mais presentes, a doar algum brinquedo antigo quando recebem um novo, a optar por menos e maiores presentes ao invés de muitos e menores, sempre conversando sobre os impactos que todos nós temos no planeta, contribuirá para uma postura mais sustentável tanto para o meio social quanto para o ambiental também.
Até onde se estende a consciência no consumo?
Pensando no pilar de Governança, muito importante para poder praticar um estilo de vida de consumo consciente é saber a procedência do que se consome. Embora a sociedade civil tenha uma significativa parcela de participação nas emissões de GEE e outros impactos ambientais globalmente, grandes indústrias e empresas são os verdadeiros poluidores da Terra, desde a Revolução Industrial. Saber o impacto dos produtos que compramos e reivindicar que as empresas que os produzem mudem sua postura para reduzir esses impactos socioambientais é tão importante quanto apenas mudanças individuais.
Aplique isso no seu dia-a-dia
Essas e outras alternativas servem não só para o Natal como também para o ano todo. Nossas escolhas individuais possuem o seu próprio impacto, mas a ação coletiva da sociedade é a melhor forma de se encaminhar a civilização para um futuro mais sustentável e duradouro, e se todos pudermos caminhar juntos para um estilo de vida de consumo mais consciente, as comemorações poderão continuar por muitos anos mais.
Como identificar o Greenwashing e porque sua empresa pode estar cometendo sem você saber!
Como recomendação sobre esse assunto, o Carbon Free Brasil sugere o documentário Forget Shorter Showers.