Construção civil sustentável: é possível?

Autor: Ana Laura Souza

Historicamente, o setor da construção civil é considerado um contribuidor bastante relevante para a poluição do meio ambiente e da atmosfera. As “construções sustentáveis” vem ganhando destaque no mercado ao longo dos últimos anos, mesmo sendo um conceito ainda visto por muitos como algo moderno, distante da realidade atual. 

O que é uma construção sustentável?

 

Uma construção sustentável é aquela que busca implementar processos, técnicas e materiais que levam em consideração como a obra ou edificação podem afetar o meio ambiente antes, durante e depois de sua execução. 

Como introduzir a sustentabilidade na área da construção civil?

 

Uma gestão eficiente, focada na estruturação de processos operacionais e construtivos capazes de otimizar custos e energia, em diferentes níveis da cadeia construtiva, constituem metodologias mais sustentáveis. Alguns fatores e práticas que contribuem para esse cenário são: 

  1. Escolha de materiais sustentáveis e equipamentos eficientes energeticamente
  2. Uso de materiais pré-fabricados
  3. Redução do uso de papéis em desenhos técnicos e projetos
  4. Monitoramento de frotas

Conclusão

 

Adotar esse tipo de estratégia no planejamento e execução de projetos acarreta, consequentemente, na redução de emissões de carbono, direta ou indiretamente, associadas aos materiais, atividades e processos implementados. O ideal nesses casos, é sempre priorizar pela redução dessas emissões, porém quando todas as providências possíveis já estão sendo tomadas nesse sentido, pode-se optar por recursos de compensação, com o intuito de neutralizar as demais emissões.   

Nesse contexto, vale a pena conhecer algumas das empresas do setor que já se comprometeram e estão agindo ativamente para neutralizar as emissões provenientes de suas atividades e operações, através do Selo Carbon Free Brasil

  • Galli: a empresa está neutralizando as emissões de Escopo 1, 2 e 3 de dois empreendimentos atualmente em construção na cidade de São Paulo (Extension Berrini e Pedro de Toledo), além de toda a parte de bens e serviços adquiridos. Saiba mais AQUI nesse post.
  • A Brito Construções e Estruturas Metálicas: a empresa está neutralizando 60% das emissões de Escopo 1 e 2 de uma de suas unidades e 100% de outra, além de diversas obras realizadas ao longo de 2022.
  • Ecovita: a construtora está neutralizando as atividades de Escopo 1 e 2 de sua matriz.

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *