Congresso SBOC 2023 Carbon Free ®

IDNOME DO PROJETORAZÃO SOCIALTON CO2 ESTIMADASTON CO2 COMPENSADASPROJETO APOIADOTIPOANOSTATUS DO PROJETO

40016101

Congresso SBOC 2023

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA - SBOC

100

Aguardando realização

do evento

Substituição de combustíveis poluentes

EVENTO

2023

ATIVO

Em conjunto com o Carbon Free Brasil, estima-se que o Congresso SBOC 2023 vai neutralizar aproximadamente 100 toneladas de carbono emitidos nos eventos. Para a compensação das emissões, foi escolhido o Projeto de Substituição de Combustíveis Poluentes.

O XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que acontecerá de 16 a 18 de novembro na cidade do Rio de Janeiro, irá neutralizar as suas emissões de carbono em parceria com o Carbon Free Brasil.  A ação evidencia que, além do enfrentamento do câncer, o tradicional evento realizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) está comprometido com as transformações climáticas mundiais, buscando assim um horizonte mais positivo para gerações presentes e futuras.

Durante os três dias de evento, que neste ano tem a previsão de receber mais de 4 mil pessoas, serão levados em consideração os meios de consumo de energia elétrica no local, geração de efluentes e resíduos sólidos, assim como o deslocamento de staffs, palestrantes, convidados e fornecedores.

Para o cálculo da emissão dos gases de efeito estufa gerados, será usado o ”GHG protocol Brasil” – uma metodologia usada mundialmente e adaptada ao contexto brasileiro pela Fundação Getúlio Vargas. Essa ferramenta estima a quantidade de gases de efeito estufa gerados e, com base nesse resultado, o Carbon Free Brasil indica a quantidade de créditos de carbono a ser adquirido para neutralizar suas emissões. No caso do Congresso SBOC, já foi estabelecido que a neutralização das emissões dos gases de efeito estufa ocorrerá por meio do Projeto de Substituição de Combustíveis Poluentes – cerâmicas Argibem, São Sebastião e Vulcão localizado no Rio de Janeiro.

“Como instituição que valoriza e estimula a saúde e o bem-estar social, a SBOC tem implementado diferentes ações de ESG [sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa]”, comenta o Presidente da entidade, Dr. Carlos Gil Ferreira. “A parceria com o Carbon Free Brasil no nosso maior evento é um exemplo claro dessa nossa preocupação”, acrescenta.

Ao se juntar ao Carbon Free Brasil, o Congresso SBOC também irá gerar automaticamente um cashback ambiental. Para cada tonelada de CO2 compensado, o Carbon Free Brasil reverterá 5 reais para a compra de mudas de plantas nativas do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – e plantio em áreas degradadas.

 Sobre o Projeto:

As cerâmicas Argibem, São Sebastião e Vulcão localizadas no Rio de Janeiro utilizavam óleo pesado derivado de petróleo como combustível para queimar peças, o que causava danos ao sistema respiratório dos trabalhadores e contribuía para o aquecimento global.

Em 2006, as cerâmicas decidiram substituir o óleo por biomassa renovável para manterem aquecidos os fornos que produzem suas peças, o que reduziu as emissões de gases causadores do efeito estufa, gerou créditos de carbono, e promoveu o desenvolvimento sustentável da comunidade. Os empreendedores estão usando a renda proveniente da venda dos créditos de carbono para gerar benefícios sociais.

Benefícios gerados: O projeto apresenta benefícios relacionados tanto às questões ambientais, quanto sociais e econômicas.

  • Recursos financeiros e materiais para membros e instituições da comunidade.
  • Contratação de mulheres e portadores de deficiência.
  • Assistência médica aos funcionários e residência para parte dos trabalhadores.
  • Projeto de reflorestamento com eucalipto em parceria com a UFRRJ.
  • Coleta Seletiva com separação de resíduos.
  • Incorporação de resíduos de indústrias cosméticas e estações de tratamento na argila.
  • Investimento na infraestrutura
  • Acesso dos produtos cerâmicos a novas oportunidades de mercados
  • Investimento em tecnologias para melhoria do setor.