Como são as emissões de carbono de pessoas físicas?

Autora: Ísis Shandra Santos

No nosso último texto, “Por que neutralizar carbono?“, discutimos alguns dos principais motivos para tornar sua empresa, produtos e/ou evento Carbon Free. Entre eles, no tópico “Compromisso Ambiental”, mencionamos que praticamente todas as atividades que realizamos emitem carbono na atmosfera, e todos nós somos responsáveis pela redução e compensação de nossas emissões.

Hoje, aprofundaremos um pouco mais nesse tema. Ao final deste texto, você compreenderá como nós contribuímos para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera!

Embora frequentemente destaquemos o papel das empresas na busca por práticas sustentáveis (justamente porque essas normalmente têm um impacto ambiental em escalas muito maiores), é crucial reconhecer que a neutralização de carbono não é uma responsabilidade exclusiva do setor corporativo ou industrial. Cada pessoa desempenha um papel importante nesse esforço coletivo.

Quer saber como? 

Abaixo estão algumas das principais fontes de emissões de carbono do nosso dia a dia:

 

Transporte e deslocamento: Uso de veículos movidos a combustíveis fósseis, como carros, motocicletas, ônibus e caminhões. Viagens de avião, especialmente em voos de longa distância, também contribuem significativamente com a pegada de carbono na atmosfera. Falando em viagens de avião, você sabia que algumas celebridades, com seus jatinhos particulares, emitem até mil vezes mais carbono do que as emissões anuais totais de uma pessoa média?!

Energia doméstica: Todos nós consumimos energia elétrica em nossas residências, desde a iluminação até a carga de equipamentos eletrônicos e o funcionamento de eletrodomésticos – utensílios como aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado estão entre os maiores consumidores de energia elétrica.

Estilo de vida e consumo: O ciclo de vida de todos os produtos que consumimos, desde a produção e transporte até o descarte, está associado à emissão de carbono. Itens como roupas, acessórios, calçados, alimentos, equipamentos eletrônicos, utensílios domésticos e etc… tudo envolve emissão de carbono! Inclusive, o uso excessivo de produtos descartáveis e plásticos, cuja produção na grande maioria dos casos envolve a queima de combustíveis fósseis (sim, o plástico tradicional é um derivado do petróleo) também contribui com o aumento das emissões de carbono na atmosfera.

Uso de ferramentas tecnológicas: Os eletrônicos que utilizamos requerem consideráveis quantidades de energia para fabricação, operação e descarte. Além do consumo elétrico, a manutenção dos sites, aplicativos e programas que utilizamos também emitem quantidades significativas de carbono.

 
   
     
     
     
 
 
          Cadastre-se para receber conteúdos e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade!  

 

Esses foram apenas alguns exemplos de como as nossas atividades cotidianas contribuem para as emissões de carbono, e outros gases de efeito estufa, na atmosfera. Então, agora você concorda com o Carbon Free Brasil quando falamos que a neutralização de carbono é uma atitude indispensável e um dever de todos nós?

A problemática das mudanças climáticas e da emissão desenfreada de carbono exige uma reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo em contribuir para a neutralização dos impactos ambientais. Reduzir nossa pegada de carbono no planeta envolve a adoção de práticas mais sustentáveis, como os 6Rs da responsabilidade (Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar, Reciclar e Repassar) em níveis individuais e coletivos! É hora de mudar o mundo, vem com a gente! 

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *