Na última sexta-feira (23/02), aconteceu a terceira edição do nosso Plantio de Integração em Itapetininga, São Paulo. Reunindo quase 180 participantes e mais de vinte empresas parceiras comprometidas com a sustentabilidade, este evento tão único e especial faz parte de uma iniciativa do Carbon Free que teve início em 2022, denominada “Plantando o Futuro”.
O projeto é realizado em parceria com a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (ANSPAZ) e é desenvolvido com turmas do ensino fundamental I e II, beneficiando mais de 150 crianças. Além disso, visa a restauração de mais de 2 hectares de mata ciliar. O projeto Plantando o Futuro tem como objetivo incluir nas atividades extracurriculares da escola a educação ambiental, com foco principal nos temas de mudanças climáticas e restauração de ecossistemas.
Como funciona o Plantio de Integração?
O plantio começa por volta das 9h, com a chegada dos nossos clientes e colaboradores. À medida que as empresas chegam, seus membros vão sendo recebidos pela equipe do Carbon Free, presenteados com o nosso kit de boas vindas e encaminhados para o auditório da Associação ANSPAZ.
No auditório, oferecemos orientações sobre o processo de plantio de mudas e as árvores plantadas, esclarecemos dúvidas e organizamos as empresas em grupos. Gradualmente, todos são encaminhados para as áreas degradadas onde fazemos o plantio de árvores nativas.
Durante o evento, os participantes colaboram no plantio de centenas de mudas de árvores nativas com o propósito de restaurar áreas degradadas, contribuir para a conservação da biodiversidade e promover a melhoria da qualidade da água e do ar nas proximidades. A energia contagiante e momentos únicos são registrados pela equipe de filmagem e fotografia do Carbon Free e de outras empresas.
Estiveram presentes as empresas ABRITO Construções, Biotrop Soluções em Tecnologia Biológica, BMI Blue Manage Institute, Companhia das Letras, CHS Inc., Desenvolve SP, Ecomunica, Ecovita Incorporadora e Construtora, Genomma Lab, Girafa, Hiter, JRG Corporation, MML, Multimalhas, Ornare Móveis, Grupo Saga Automóveis, Spirax Sarco, Vetanco e Watson Marlow.
“Este projeto é importante porque ajuda as empresas a entenderem demais pilares do ESG. Desta forma, além de contribuir com a compensação, também é possível conhecer um pouco mais de um projeto social fantástico, que é a Anspaz”, ressalta Terhorst.
O Plantio de Integração faz parte de um dos serviços do Carbon Free Brasil, o cashback ambiental. Nele, a cada tonelada de carbono neutralizada, um valor é revertido para o plantio de árvores nativas em áreas de preservação, promovendo assim a recuperação de ecossistemas, a conservação da biodiversidade e o sequestro de carbono.
O momento do plantio, com a integração da equipe e contato com a natureza é uma experiência que contribui com o engajamento dos colaboradores dos clientes e parceiros com a sustentabilidade. “Esta conexão mais profunda com a natureza incentiva a conscientização e ajuda a mostrar que um mundo mais sustentável é possível”, finaliza Luiz Henrique Terhorst.
Muito além do plantio de árvores nativas, acreditamos que a educação muda o mundo!
Desde sua fundação, o Carbon Free Brasil já desejava atuar em projetos de cunho social e educacional. O sonho de tornar o mundo um lugar mais sustentável e trazer mais consciência ambiental às pessoas não se limitava apenas ao setor empresarial. “Acreditamos que a educação é uma poderosa ferramenta e pode sim transformar o mundo em que vivemos”, diz Vivian Pellis, bióloga e sócia do Carbon Free Brasil.
Experiências como o Plantio de Integração do Carbon Free não apenas geram momentos de união e deixam uma marca positiva em cada participante, mas também contribuem ativamente para um futuro mais resiliente e sustentável para todos. Juntos, podemos fazer a diferença no mundo!