Como identificar o Greenwashing e porque sua empresa pode estar cometendo sem você saber!

A prática da “lavagem verde” pode trazer à empresa sérios prejuízos financeiros e de reputação. Muitas vezes empresas realizam a prática mesmo “sem querer”. Saiba como identificar o greenwashing e evitar que sua empresa realize.

O que é?

Greenwashing (ou “lavagem verde”) é a prática, por empresas ou organizações diversas, de realizar alegações falsas em relação às suas ações no meio ambiente e/ou seus reais efeitos.

Como identificar o greenwashing?

A prática do greenwashing ocorre quando a empresa quer “aumentar” as ações que realiza e, por meio do marketing falso, promover a impressão de que é mais sustentável do que realmente é. Muitas vezes isso acontece mesmo que “sem querer”, quando a empresa não tem segurança técnica da alegação que está realizando.

Declarações ambientais que não tenham comprovação, certificação ou apoio técnico podem ser greenwashing. Declarações muito gerais (como “Somos sustentáveis” ou “A sustentabilidade está no coração da nossa empresa”) sem explicitar as ações que dão suporte à afirmação, muitas vezes podem indicar a lavagem verde.

Por que evitar a lavagem verde?

O greenwashing é uma prática comum, mas muito prejudicial à saúde da empresa no longo prazo. Alegações falsas ou muito espetaculosas geram desconfiança e, na impossibilidade de se comprová-las, a empresa perde credibilidade e a marca perde valor.

Na relação com os acionistas, o greenwashing pode até ser considerado um crime, podendo ser necessárias reparações.

Cadastre-se para receber conteúdos e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade!

Como posso evitar o greenwashing?

Todas as alegações em relação à sustentabilidade da empresa devem ser amparadas em ações concretas que possuam embasamento técnico.

Em primeiro lugar, é necessário ter o compromisso ético de não realizar intencionalmente alegações em relação à sustentabilidade que sejam falsas.

Em segundo lugar, é importante realizar alegações de que se tem a certeza da veracidade e da pertinência técnica. Somente realize alegações que possuam dados e evidências que comprovem a veracidade da declaração.

Saiba mais sobre como funciona o Selo Carbon Free 

Saiba mais sobre a neutralização de carbono

Alguns itens que podem lhe ajudar:

  1. Não realize alegações que você sabe que são falsas;
  2. Não realize alegações de que não tem certeza da veracidade ou pertinência técnica;
  3. Evite alegações muito gerais, como “A empresa … é sustentável” ou “Fazemos muito pelo meio ambiente!”;
  4. Tenha suporte de profissionais ou equipes técnicas que auxiliem na elaboração das declarações;
  5. Utilize padrões técnicos, certificações, normas, que deem base à sua alegação.

Procure sempre fugir do greenwashing e realize sempre a consulta com especialistas no assunto. O comprometimento de sua empresa com o meio ambiente é muito importante e, com declarações bem construídas, sua empresa só tem a ganhar! 

Fique atento ao greenwashing e ajude-nos a combatê-lo!


No Carbon Free Brasil temos muita atenção ao greenwashing e buscamos sempre ajudar às empresas que detém o Selo Carbon Free em suas declarações ambientais. Sabemos que é um tema complexo e que envolve muito estudo! Se você estiver buscando meios de fazer declarações ambientais com embasamento técnico e ações concretas, entre em contato! 

Realizar declarações ambientais pode ajudar muito sua empresa a chegar em seus objetivos: desde que sejam verdadeiras. Procure sempre realizá-las sabiamente e tenha em mente que o greenwashing é coisa séria! Precisando de ajuda, fale conosco!

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

1 comentário em “Como identificar o Greenwashing e porque sua empresa pode estar cometendo sem você saber!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *