Fundada em 2020 por Mateus Ferrareto e Rubens Stuque, a EcoFlame Garden rapidamente tornou-se referência no setor de móveis externos e lifestyle. Além de prezar pela qualidade, conforto e sofisticação de cada peça desenvolvida, a Empresa tem a sustentabilidade como um de seus principais valores.
A Linha Tamar utiliza redes de pesca abandonadas ou perdidas no oceano para compor parte do estofamento de pufes da linha. O projeto tem uma importância gigantesca, uma vez que a pesca fantasma¹ mata milhares de animais marinhos diariamente. É estimado que no Brasil, o número de mortes de animais por pesca fantasma chegue a 70 mil por dia.
Além da importância ambiental, o projeto também contribui socialmente para geração de renda das comunidades de pescadores que estão envolvidos no resgate dessas redes de pesca.
A pesca fantasma refere-se aos equipamentos desenvolvidos para a captura de animais marinhos (como redes, anzóis e linhas) que são descartados ou esquecidos no mar, e acabam ferindo, mutilando e matando diversos animais marinhos, como peixes, tartarugas, baleias, golfinhos e tubarões.
A EcoFlame Garden é Carbon Free
As preocupações com o meio ambiente, no entanto, não param por aí. Desde junho de 2022, a empresa recebeu o Selo Carbon Free e passou a neutralizar as emissões de carbono de suas atividades.
Diante de um cenário de crescente preocupação em relação às mudanças climáticas e suas consequências, ser Carbon Free significa assumir a responsabilidade pelo impacto gerado e agir para proteger o futuro do planeta e das próximas gerações.
Dentre as principais consequências das mudanças climáticas estão o aumento da temperatura do planeta, que causa o derretimento das calotas polares e a elevação do nível dos oceanos, além de provocar ondas de calor com cada vez mais frequência.
Em 2022, por exemplo, a onda de calor que atingiu o continente Europeu chegou a causar a morte de mais de 20 mil pessoas. É um sinal claro que precisamos agir para evitar que esse cenário se repita. Além dessa grande tragédia, existem também os impactos econômicos e sociais, pois as mudanças climáticas tornam eventos climáticos extremos (furacões, enchentes e secas, por exemplo) mais frequentes e intensos, trazendo prejuízos à agricultura, infraestrutura, saúde humana e segurança alimentar. Além disso, as mudanças climáticas impactam os ecossistemas e a biodiversidade, levando diversas espécies de animais e vegetais ao risco de extinção.
Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!
Como funciona ser Carbon Free?
Mensalmente, a EcoFlame fornece informações acerca de suas atividades que emitem carbono, como por exemplo o consumo de luz, deslocamento de fornecedores, viagens corporativas, entre outros. Essas informações possibilitam que a Equipe do Carbon Free quantifique as emissões da Empresa. O selo Carbon Free é fundamentado em metodologias internacionais de medição de carbono (ISO 14064, GHG protocol e IPCC), garantindo sua credibilidade.
Realizar o Inventário de Gases de Efeito Estufa fornece uma base sólida para a ação climática e é fundamental para desenvolver estratégias de redução de emissões, além de identificar oportunidades de redução de custos, melhorias e maior eficiência nos processos da empresa.
As emissões da EcoFlame são neutralizadas através de créditos de carbono gerados a partir de energia renovável, contribuindo também para o apoio de projetos que tornam a matriz energética brasileira mais limpa e sustentável.
Plantio de árvores nativas
Além da neutralização das emissões através do crédito de carbono, o Carbon Free dispõe de um sistema de cashback ambiental, no qual a cada tonelada de carbono compensada, R$5,00 são destinados para o plantio de árvores nativas em áreas degradadas pelo Brasil. Apenas em 2022, mais de 20 mil árvores foram plantadas.
Já em fevereiro de 2023, a EcoFlame participou de um plantio na cidade de Itapetininga, interior de São Paulo, onde 250 árvores nativas foram plantadas para a recuperação de uma Área de Preservação Permanente (APP). A ação tem um impacto muito positivo no engajamento das empresas e seus colaboradores, proporcionando a experiência de contato junto à natureza e conexão com o propósito de sustentabilidade.