Como a Dimas Veículos se tornou a primeira rede de concessionárias Carbon Free do Brasil

A importância da sustentabilidade no mercado da mobilidade

 

A cobrança de clientes, investidores e outros stakeholders sobre a sustentabilidade é presente em virtualmente todos os tipos de negócios atualmente em diferentes graus. Um setor que é fortemente visado por evoluir em questões de ESG é o da mobilidade. Alguns fatores para isso incluem:

 

  1. Os negócios de mobilidade têm uma grande responsabilidade social, já que suas operações têm um grande impacto no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. A adoção de práticas sustentáveis pode demonstrar o compromisso da empresa com a sociedade e com o meio ambiente.

  2. As regulamentações ambientais estão se tornando cada vez mais rigorosas em todo o mundo, o que significa que as empresas de mobilidade precisam adotar práticas sustentáveis para se manterem em conformidade com as leis e regulamentos.

  3. Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e estão buscando empresas que sejam social e ambientalmente responsáveis. As empresas de mobilidade que adotam práticas sustentáveis podem atrair mais clientes que valorizam essa questão.

  4. Por fim, a adoção de práticas sustentáveis pode levar a inovações em produtos e serviços, o que pode ajudar as empresas a se destacarem no mercado e a se manterem competitivas a longo prazo. Por exemplo, a adoção de tecnologias limpas e de fontes de energia renovável pode ser uma vantagem competitiva no setor de mobilidade.

Avaliando este cenário, a Dimas Veículos, rede de concessionárias de veículos das marcas Volvo, Ford, GWM vem trabalhando a sustentabilidade em seus processos e modelos de negócios.

 

A primeira rede de concessionárias Carbon Free do Brasil

A conquista veio através do selo Carbon Free ® para todas as lojas da rede. O projeto se trata da concretização da visão de sustentabilidade do negócio. Para chegar à neutralidade de carbono, a rede Dimas trabalhou com a Carbon Free Brasil na identificação e compensação das suas emissões de carbono. 

O processo se inicia com a coleta de dados sobre a atuação das lojas: Coletam-se informações como o consumo de combustível, de energia elétrica, geração de resíduos, entre outros. Com esses dados é realizado o cálculo do total de carbono emitido por cada uma das lojas. Essa emissão é então compensada através do apoio a projetos socioambientais que retiram carbono da atmosfera, pelo mecanismo do crédito de carbono. Assim, as concessionárias recebem o selo Carbon Free ®.

Ao compensar suas emissões, a rede Dimas colabora com a geração de energia renovável em projetos certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e recebe o certificado internacional da organização. Parte desse recurso ainda é dedicado ao plantio de árvores nativas no município de Florianópolis. 

 
Cadastre-se para receber conteúdos e novidades sobre meio ambiente e sustentabilidade!

O futuro da mobilidade é elétrico!
 

O mercado de mobilidade elétrica está em crescimento constante nos últimos anos, impulsionado pela preocupação com as mudanças climáticas e pela necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA), as vendas globais de carros elétricos aumentaram de cerca de 450.000 unidades em 2015 para 3 milhões em 2020 e mais de 10 milhões de unidades em 2022.

A importância da mobilidade elétrica para a sustentabilidade ambiental é enorme. Os veículos elétricos produzem muito menos emissões de gases de efeito estufa do que os veículos movidos a combustíveis fósseis, ajudando a reduzir a poluição do ar e a mitigar as mudanças climáticas. Além disso, a eletrificação dos transportes é uma das principais estratégias para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e alcançar a neutralidade de carbono no setor de transporte.

O grupo Dimas também atua nesse mercado, com a WeCharge, empresa do grupo que detém uma rede de carregadores elétricos espalhados pelo Brasil e com a nova loja da GWM (Great Wall Motors), que fabrica carros elétricos. Em ambas operações, também é trabalhada a compensação de carbono: Todo o carbono emitido pela energia que carrega os carros nos carregadores da WeCharge é neutralizado com o plantio de árvores nativas e a loja da GWM tem todas emissões compensadas apoiando projetos de geração de energia renovável. 

Preocupação com sustentabilidade para transformar o mercado

Apesar de atuar no mercado da mobilidade, que gera emissões de carbono e é muito cobrado pelo impacto que gera, o grupo Dimas comprova que é possível atuar diminuindo os impactos de sua operação. O pioneirismo e iniciativa da empresa mostra que é possível dar passos rumo a um mundo mais sustentável, mesmo nos setores mais difíceis. 

O Carbon Free Brasil ®

O Carbon Free surgiu em meados de 2020 em Florianópolis. Atua realizando a compensação recorrente de emissões de clientes de diversos portes em todo o Brasil e conferindo o Selo Carbon Free ® a essas empresas. Com um alto crescimento, hoje fazem parte do rol de clientes empresas como John Deere, Lufthansa, Heineken, Red Bull, Renault, entre outras.

 

Fale conosco para tornar sua organização Carbon Free!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *