ODS: O que são e como o Carbon Free pode ajudar a trabalhá-las?

Você já ouviu falar dos ODS?

Se você é uma pessoa interessada nas causas ambientais, provavelmente já se deparou com o termo ODS em suas leituras. Mas você sabe de onde ele vem e o que representa? Nesse artigo preparamos um material especial sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua importância global! Vem conferir!

O que são os ODS e quando surgiram?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos no ano de 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Nova Iorque. Na ocasião, 193 estados membros assumiram o compromisso de trabalhar juntos para alcançar 17 objetivos ambiciosos e interconectados, abrangendo além da esfera ambiental, as esferas social e econômica.

. Os ODS fazem parte da Agenda 2030, cujo objetivo central é que em 2030 atinjamos um mundo melhor para todos os povos e nações do nosso planeta. Nesta Agenda estão previstas ações que contribuam para a erradicação da pobreza, redução da desigualdade social, segurança hídrica e alimentar, padrões sustentáveis de produção e consumo, saneamento, ações contra as mudanças climáticas, conservação dos ecossistemas terrestres e marinhos, cidades sustentáveis, crescimento econômico, entre muitos outros. 

De forma geral, os ODS podem ser divididos em quatro temáticas principais. A primeira temática é a social,  a qual possui relação com as necessidades dos seres humanos, como educação, saúde, qualidade de vida, bem estar e justiça. A segunda temática refere-se às questões ambientais e trata da conservação e recuperação dos ecossistemas, propondo ações que visam proteger as florestas e a biodiversidade, combater as mudanças climáticas, reversão do desmatamento, além do uso sustentável dos recursos naturais. A terceira temática refere-se ao desenvolvimento econômico, que propõe padrões sustentáveis de produção e consumo, além de abordar temas como o esgotamento dos recursos naturais, geração de resíduos e produção de energia limpa e renovável. E por fim, a última temática abordada pelos ODS é a institucional, que diz respeito à capacidade das partes colocarem em prática as ODS.

O Carbon Free e os ODS?

E o que o Carbon Free tem a ver com os ODS? Como já mencionamos diversas vezes em outros textos aqui no blog, o aumento das concentrações atmosféricas de Gases de Efeito Estufa (GEE) tem ocasionado graves consequências para a saúde do nosso planeta, dos seres humanos e de outras espécies, tanto animais quanto vegetais. As alterações climáticas estão exigindo com cada vez mais urgência, ações que visem a sustentabilidade, tanto no setor público, quanto no setor privado. Atualmente, tornar o desenvolvimento econômico sustentável constitui um grande desafio no âmbito organizacional. Por esta razão, o Carbon Free atua levando mais sustentabilidade para outras empresas, auxiliando na gestão e compensação de emissões de GEE. 

Em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, o Carbon Free Brasil realiza ações que contribuem para o alcance das metas relacionadas principalmente aos seguintes objetivos: 

11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

12 – Consumo e produção responsáveis;

13 – Ação contra a mudança global do clima;

15 – Vida terrestre;

O Carbon Free Brasil contribui com os objetivos sustentáveis número 11 e 12 – cidades e comunidades sustentáveis e consumo e produção responsáveis – através da entrega do selo Carbon Free, que demonstra que a empresa detentora do Selo possui responsabilidade pelo impacto gerado através da emissão de GEE, e que a mesma, além de realizar o Inventário´de Gases de Efeito Estufa, também neutraliza essas emissões apoiando projetos de créditos de carbono. Possuir o Selo Carbon Free em sua empresa demonstra transparência aos stakeholders e permite que as pessoas possam escolher comprar de empresas mais conscientes. A neutralização de carbono que realizamos contribui para os objetivos sustentáveis 13 e 15 – ação contra a mudança global do clima e vida terrestre. Cada empresa que atendemos está dando um passo importante rumo à uma organização mais sustentável. Além de compensar as emissões de GEE, o Carbon Free também ajuda a reduzi-las, minimizando o impacto de muitas empresas brasileiras. Um outro ponto importante é que a cada tonelada de carbono compensada por nós, R$5,00 são revertidos para o plantio de árvores em áreas degradadas do Brasil. Dessa forma, auxiliamos na recuperação dos biomas, na conservação de espécies e recursos naturais, contribuindo para a vida terrestre. 

Em 2022, plantamos mais de 20.000 árvores e restauramos cerca de 10 hectares. E esse número só tende a crescer. Em 2023 esperamos auxiliar sua empresa a se tornar ainda melhor para o mundo! Não fique de fora desse movimento. Seja Carbon Free!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *