Hoje, dia 21 de setembro, celebramos o dia da árvore no Brasil. Essa data foi escolhida em razão da proximidade com o início da primavera no Hemisfério Sul, e tem como propósito incentivar a preservação das árvores e das florestas, além de conscientizar a população sobre a importância desse precioso recurso natural.
A importância das árvores
As árvores são plantas lenhosas que desempenham importantes funções para o meio ambiente e para a economia. Estimam-se que existam mais de 70 mil espécies de árvores no mundo. Grande parte delas faz parte da biodiversidade brasileira.
Elas são capazes de gerar inúmeros benefícios para a saúde ambiental, como a captura de carbono e produção de oxigênio, o aumento da umidade relativa do ar, manutenção da qualidade dos solos e das águas, entre muitos outros. As árvores também fornecem alimento e abrigo para diversos animais da fauna silvestre. Na esfera econômica, elas fornecem matérias primas para diversas atividades, como a construção de casas e móveis, confecção de papel, e alimentos para a população.
Apesar das árvores serem tão importantes, as taxas de desmatamento, não apenas em nosso país, são altíssimas, e trazem consequências muito graves para os ecossistemas, gerando prejuízos para os seres humanos e para muitas outras espécies. A perda de biodiversidade, assoreamento de rios e lagos, aumento da temperatura e a desertificação, são apenas alguns dos problemas desencadeados pela degradação ambiental. Por esses e por tantos outros motivos, a luta pela preservação de nossas florestas é tão importante!
Dia da árvore: 20 mil motivos para comemorar!
Além de lutar pela preservação das florestas brasileiras, uma das causas apoiadas pelo Carbon Free Brasil é a restauração de áreas degradadas. Em 2022, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas – Ipê, estamos realizando o plantio de 20 mil árvores nativas no estado de São Paulo, mais especificamente no município de Teodoro Sampaio.
“Nós estamos muito felizes em auxiliar na restauração de mais de 10 hectares de Mata Atlântica. Sabemos que os benefícios da restauração ecológica vão muito além da captura de carbono, que auxilia na luta contra as mudanças climáticas. Esses projetos têm também um importante papel social, e contribuem para geração de empregos, educação e engajamento da comunidade” diz Vivian Fragoso Pellis, bióloga e Diretora de Operações do Carbon Free Brasil.
O projeto iniciou no dia 08 de setembro de 2022 e será concluído no dia 23 do mesmo mês. Ao todo serão plantadas 20 mil árvores de 80 espécies nativas distintas, contribuindo para a recuperação do ecossistema e trazendo muitos benefícios para a fauna local.
“O melhor momento para plantar uma árvore foi há vinte anos. O segundo melhor momento é agora.”