Apesar de diversos setores estarem em crise devido à pandemia mundial, o setor de construção civil vem crescendo ainda mais em 2021.
A construção civil é responsável por diversas fontes de emissão de carbono, sendo um dos grandes causadores do aquecimento global. Os impactos causados são diversos, como a grande geração de resíduos, alto consumo de energia elétrica, uso de recursos naturais, o processo de fabricação do cimento e outras, são atividades que geram uma forte emissão de gases do efeito estufa.
Os danos ao meio ambiente
Grande parte das emissões de GEEs do setor da construção civil são resultantes da queima direta de combustíveis fósseis (gás e petróleo), do desmatamento e uso de ocupação de solo, e outras atividades que vem crescendo ao longo dos anos, consumindo cada vez mais recursos naturais e emitindo mais carbono.
Emissão de carbono na construção civil
Além disso, os principais materiais usados nas construções civis, como areia, cimento, brita, aço, e madeira, são materiais que emitem muitos gases em todas as etapas de produção, desde a sua extração, fabricação, até o transporte do produto final.
Neutralizar minha empresa com créditos de carbono ou plantio de árvores: Qual a diferença?
O custo ambiental da produção e uso do cimento é alto se comparado a outros materiais utilizados nas construções. Em nível mundial, as emissões da indústria cimentícia são estimadas em cerca de 5% do total das emissões antrópicas de CO2 (WBCSD, 2010). Já em nível nacional, a indústria foi responsável por 29,7% das emissões de CO2 de processos industriais em 2012 (BRASIL, 2014).
Como buscar mais sustentabilidade nas construções:
Escolha de materiais de baixo carbono: Uma das formas de construir de maneira mais sustentável é buscar sempre por materiais, por exemplo, de origem natural e renovável, uma vez que são materiais com baixo carbono e são capazes de sequestrar o CO2. Exemplos desses materiais são as madeiras e fibras naturais.
Cimento verde: A produção de cimento é um processo extremamente poluidor, com alta taxa de emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Assim, existem materiais, como o cimento verde, que possui seu processo de produção em temperatura ambiente, minimizando o uso de combustíveis fósseis presentes no método tradicional.
Diminuição no consumo de combustível: O transporte é responsável por grande parte das emissões. Uma boa gestão da obra permite reduzir o deslocamento de materiais, maximizando o uso de produtos e mão de obra locais.
Como funciona o Selo Carbon Free?
Executar um projeto sustentável: As construções podem ser projetadas com aplicação de diversas tecnologias para reduzir seus impactos, como a redução no consumo energético e/ou hidráulico do imóvel, por exemplo:
- Inserir a produção de energia renovável local, com a utilização de painéis fotovoltaicos;
- Acrescentar um sistema de captação e reutilização de água pluvial,
- Automatizar os edifícios, com a instalação de sensores de presença, equipamentos mais eficientes e econômicos;
- Uma boa arquitetura com uso de estratégias bioclimáticas, como coberturas verdes, ambientes que oferecem maior luminosidade natural, aquecimento solar, entre outros;
- Neutralização através do plantio de árvores.
Como funciona a neutralização de carbono?
A neutralização de carbono através do plantio de árvores é uma ótima solução, principalmente quando aliada a outras opções. Mesmo com uso de materiais mais sustentáveis, redução do uso de combustível e energia, uso de tecnologias, ainda assim não conseguimos acabar com as emissões. Logo, a neutralização possibilita que suas emissões de carbono sejam completamente retiradas da atmosfera, tornando- se uma construção ou obra Carbon Free.