As pessoas não aceitam mais comprar ou trabalhar em qualquer empresa, elas buscam organizações que se destaquem em suas atitudes na sociedade, por isso empresas com valores sustentáveis têm ganhado destaque no mercado.
Com isso, o setor de Recursos Humanos ganhou um novo desafio: introduzir a sustentabilidade na organização, divulgá-la à sua equipe e introduzir novos hábitos nas pessoas.
Por que ser uma empresa mais sustentável?
A sustentabilidade está muito presente nas discussões do RH nas empresas hoje. O objetivo de uma empresa mais sustentável é modificar seus comportamentos e de seus colaboradores para se tornarem melhores à sociedade e ao meio ambiente através da introdução dos 3 valores da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.
ESG: O que é e porque sua empresa deveria pensar nisso?
Empresas com valores sustentáveis proporcionam um melhor ambiente de trabalho e costumam ter uma maior retenção de colaboradores, uma vez que estes sentem-se parte de um propósito maior. Assim, a sustentabilidade contribui com o tão falado Employer Branding no RH.
Além disso, ser sustentável melhora a imagem comercial da empresa também, captando melhores investidores e novos clientes.
Como a sustentabilidade cria valor para o seu negócio
Como o RH pode ajudar na introdução de uma cultura de sustentabilidade na empresa?
A cultura das empresas está nas pessoas que trabalham nela, por isso é trabalho da área de recursos humanos garantir que todos conheçam, sigam e divulguem as práticas sustentáveis introduzidas na organização. Para isso o RH pode:
- Promover discussões saudáveis sobre a sustentabilidade através de eventos, palestras e confraternizações;
- Enviar/ Publicar conteúdos sobre a manutenção de uma política sustentável na empresa;
- Introduzir novas políticas dentro da empresa, como a separação correta do lixo, a criação de uma composteira, o recolhimento de lixo eletrônico, doação periódica de alimentos e roupas, redução da pegada de carbono, etc;
- Criar, em conjunto, novas metas internas para mudar os hábitos da equipe.
É fundamental abordar a pauta da sustentabilidade com frequência entre os colaboradores para deixar clara a posição da empresa sobre o tema.
A organização deve servir de exemplo!
Ao introduzir os princípios da sustentabilidade na empresa, os colaboradores prestarão mais atenção nas ações das autoridades dentro da organização, por isso se deve também dedicar tempo de conversa e planejamento com os sócios, diretores e gerentes para garantir que todos estão alinhados e prontos para serem exemplos.
Cada detalhe das tomadas de decisão da empresa serão avaliados pelas pessoas: desde a escolha dos copos em um Happy Hour a um desenvolvimento de um novo produto/serviço.
Dessa forma, em todas as ações da empresa, deve-se pensar na sustentabilidade no momento de tomada de decisão. Lembrando que a sustentabilidade envolve aqueles 3 pilares comentados anteriormente: social, econômico e ambiental.
Busque ajuda de quem entende!
Para deixar o ambiente de trabalho mais gratificante, você, profissional de RH, Gerente ou Diretor(a), não precisa executar tudo sozinho(a). Você pode pedir ajuda de alguém que se demonstre mais engajado nessa pauta dentro da empresa e buscar outras empresas que auxiliem nesse processo.
Case de Sucesso: Meu Salão
O Selo Carbon Free é simples de ser adquirido, traz benefícios enormes ao meio ambiente e ajuda na tomada de decisão a respeito da sustentabilidade empresarial com a demonstração de dados sobre as atitudes da sua organização.
Inventário de Gases de Efeito Estufa: Saiba porque sua empresa deve fazer!
Além de neutralizar as emissões das empresas, o Carbon Free oferece um momento de integração de equipe para plantar árvores e ensinar mais sobre responsabilidade ambiental aos colaboradores das entidades neutralizadas.