Descontos imperdíveis, produtos a menos da metade do preço. A Black Friday nos lembra que temos que comprar, e mesmo que às vezes nem saibamos o que, nem o que precisamos, compramos mesmo assim, afinal não podemos perder esse dia, não é mesmo?
Mas, queremos levantar um alerta: Os prejuízos ambientais causados pelo consumismo gerado na Black Friday. Consumimos durante todo o ano, mas durante a Black Friday o consumismo aumenta ainda mais e esquecer do consumo consciente e se deixar levar pelo impulso é ainda mais fácil.
Como a sustentabilidade cria valor para o seu negócio
O que é a Black Friday?
A Black Friday teve início nos Estados Unidos, na cidade de Filadélfia, na década de 60. Como o trânsito fica intenso, policiais passaram a chamar a sexta-feira de “Black Friday”, devido ao caos nas ruas. Acontece sempre um dia depois do feriado de ação de graças, na última sexta-feira do mês de novembro.
O grande objetivo da Black Friday é atrair o maior número possível de consumidores através de ofertas e descontos. Desta forma, todos os anos, milhares de pessoas formam filas nas lojas durante esse dia.
A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros. Para muitos este é o momento de realizar o sonho de comprar um celular novo, um eletrodoméstico, entre outros itens.
Os impactos no meio ambiente
Enquanto milhares de lojas lucram e os consumidores compram em excesso, estimulados pelas propagandas e promoções, o meio ambiente fica no prejuízo por conta da poluição produzida pela produção e transporte das mercadorias.
Quando compramos algo novo, toda uma cadeia produtiva é iniciada e a poluição acontece. Afinal, existe uma taxa de emissão de carbono sendo liberada no ar, desde a criação, venda, transporte, uso e o descarte final do produto. Mesmo com os grandes descontos da Black Friday, o custo ambiental é muito alto.
Como posso tornar minha empresa Sustentável?
Além desse impacto ambiental, são gerados inúmeros resíduos oriundos das embalagens dos produtos comprados: caixas de papelão, plástico, poliestireno e muitos outros materiais.
Vamos falar sobre consumo sustentável?
O dia de promoções pode ser uma boa oportunidade para pagar menos por aqueles itens que queremos há tempos ou para antecipar as compras de fim de ano.
O consumo consciente não significa deixar de comprar, é apenas criar uma percepção de que cada aquisição traz consigo um impacto, positivo ou negativo, na economia, nas relações sociais e na natureza. Além disso, outra alternativa é aderir aos produtos de empresas que se preocupam em minimizar seus impactos no meio ambiente.
Empresas sustentáveis: Quem são elas?
Busque saber como a empresa trata os seus resíduos, se diminuiu o uso de embalagens de plástico e que tipo de ações ela adota para ser mais sustentável em seu processo de produção. Sempre prefira as que já começaram a fazer algo.
Que tal começar a repensar sobre o consumo consciente e adotar algumas atitudes para transformar o nosso planeta?